Anúncios





Informática

Realidade aumentada torna transparente carro que vai à frente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/10/2013

Realidade aumentada permite ver através do carro que vai à frente
O software identifica a traseira do veículo que vai à frente, para que a imagem seja projetada exatamente sobre ela, criando um efeito muito realístico de "transparência". [Imagem: Michel Ferreira]

Carros transparentes

Quando os carros começarem a ficar mais sociáveis e começarem a conversar uns com os outros, uma série de melhoramentos de segurança se tornarão possíveis.

Um deles, particularmente impressionante, acaba de ser demonstrado por Michel Ferreira, da Universidade do Porto, em Portugal.

Michel criou um sistema que permite enxergar através do carro que vai à frente.

Isso é muito útil sobretudo se o que está à sua frente é um ônibus ou caminhão e você planeja ultrapassá-lo.

O sistema de realidade aumentada usa a imagem captada pela câmera do veículo que vai à frente, projetando-a em uma tela semitransparente colocada entre o painel e o pára-brisas do carro que vai atrás.

Esse tipo de comunicação é uma das possibilidades criadas pelas chamadas redes veiculares, que prometem interligar os automóveis.

O software identifica a traseira do veículo que vai à frente, para que a imagem seja projetada exatamente sobre ela, criando um efeito muito realístico de "transparência".

O resultado é que o motorista "vê através" do outro veículo, podendo decidir o momento mais seguro de ultrapassar.

Segundo Michel, o retardo da imagem é de 200 milissegundos, o que significa que, rodando a 90 km/h, um carro que estiver vindo na direção contrária aparecerá na câmera como se estivesse 10 metros mais longe do que realmente está.

Bibliografia:

Augmented Reality Driving Supported by Vehicular Ad Hoc Networking
M. Ferreira, P. Gomes, M. K. Silvéria, F. Vieira
ISMAR 2013 - International Symposium on Mixed and Augmented Reality Proceedings
Outras notícias sobre:

Mais Temas