Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Programa nuclear brasileiro será reavaliado

Com informações da Agência Brasil - 29/07/2011


Bom senso

O programa nuclear brasileiro passa por uma reavaliação, sem prazo de definição.

O processo revisará custos, tecnologia e impacto ambiental das quatro usinas previstas para serem construídas no Nordeste até 2030.

A afirmação, feita pelo presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, causou surpresa, depois de reiteradas negativas do governo brasileiro de que o programa nuclear continuaria sem alterações.

"Avaliaremos tudo de acordo com as demandas sociais, sem ficar reféns de nenhum grupo", disse o presidente, referindo-se a organizações não-governamentais de defesa do meio ambiente.

Revisar antes de decidir

O presidente da subsidiária descartou suspender o programa nuclear, como fizeram a Alemanha e a Itália, depois do acidente com a Usina Nuclear de Fukushima, no Japão.

Na Itália, o programa foi rejeitado em plebiscito e, na Alemanha, o governo decidiu desativar todas as usinas nucleares responsáveis por 26% da geração de energia naquele país até 2022.

"A revisão [do programa brasileiro] indicará se precisaremos de alguma coisa. A percentagem [de energia gerada por usinas nucleares] é pequena [3,19% da matriz energética], mas é a segunda fonte de energia no país. A contribuição é importante para o equilíbrio do sistema," defendeu o executivo.

Angra 3

Pinheiro informou também que o edital de montagem da parte elétrica e mecânica da Usina Nuclear Angra 3 deve ser lançado para construtoras brasileiras na próxima semana.

As obras incluirão itens que vão desde a instalação de tubulação no reator, excluindo a construção civil, e custarão cerca de R$ 2 bilhões.

Pinheiro disse que as obras da usina estão dentro do prazo previsto para estar concluída até março de 2012. Ele explicou que o edital previsto para 2010 sofreu atrasos devido à sobrecarga na área de contratações.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Energia Solar

Mais tópicos