Mecânica

Filtro de cigarro usado inibe corrosão do aço

BBC - 14/05/2010

Filtro de cigarro usado inibe corrosão do aço
O filtro de cigarro usado produz nove substâncias químicas diferentes - entre elas a nicotina - quando imerso em água. O composto impede a corrosão do aço.
[Imagem: iStock/Eureka]

Bitucas ecológicas

Cientistas chineses afirmam ter encontrado uma forma potencialmente barata de proteger o aço contra a corrosão - usando substâncias químicas presentes em filtros de cigarro usados.

Em estudo publicado na revista científica Industrial & Engineering Chemistry Research, os pesquisadores relataram que o filtro de cigarro usado produz nove substâncias químicas diferentes - entre elas a nicotina - quando imerso em água.

Anticorrosão

Quando os extratos foram aplicados em canos de aço comumente usados na indústria do petróleo, verificou-se que as substâncias tinham a propriedade de impedir a corrosão do material, mesmo quando o metal foi submetido a condições extremas.

A corrosão do aço custa a produtores de petróleo milhões de dólares anualmente.

O cientista Jun Zhao e seus colegas da Universidade Xian Jiaotong descreveram os filtros de cigarro que são jogados fora por fumantes como "o tipo mais onipresente de lixo do mundo".

Reciclagem dos tocos de cigarro

Estudos mostram que as pontas de cigarro são desagradáveis não apenas aos olhos. As toxinas que contêm podem matar peixes e prejudicar o ambiente.

Zhao e sua equipe citaram estatísticas segundo as quais 4,5 trilhões de filtros de cigarro são descartados no meio ambiente a cada ano.

A reciclagem dos filtros poderia resolver o problema, mas até agora não se sabia de usos práticos para eles.

Os chineses consomem cerca de um terço de todos os cigarros produzidos no planeta.

Artigo: Cigarette Butts and Their Application in Corrosion Inhibition for N80 Steel at 90 °C in a Hydrochloric Acid Solution