Plantão

Pesquisadores criam Rede Brasileira de Astrobiologia

Com informações da Agência Brasil - 18/06/2013

Pesquisadores brasileiros estão lançando uma chamada para criar uma comunidade nacional de pesquisas em Astrobiologia.

"Astrobiologia é uma área de pesquisa relativamente recente no país e no mundo. A ideia dessa área é entender o fenômeno da vida no universo: quais os processos que levaram à origem da vida no nosso planeta, como ela se desenvolveu e evoluiu no planeta ao longo do tempo, como esse desenvolvimento foi alterado, como a biologia está relacionada a fenômenos astronômicos e astrofísicos e como a vida se distribuiu no nosso planeta, entre outros," Douglas Galante, pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas, e um dos idealizadores da iniciativa.

A recém-idealizada Rede Brasileira de Astrobiologia (RBA) será, a princípio, uma comunidade virtual, congregada através do site www.astrobiologia.net.br.

"A ideia da rede é criar um sistema, em princípio virtual, para aumentar a integração de pesquisadores e educadores na área de astrobiologia no Brasil. Como essa é uma área relativamente recente no país, tanto em pesquisa quanto em educação, as pessoas ainda não se conhecem muito bem e falta informação de quem faz o que e sobre qual assunto", explicou Galante.

A rede foi idealizada por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da Universidade de São Paulo (NAP-Astrobio-USP) e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

"Na seção Associe-se será preenchido um formulário no qual se informa, além dos dados básicos [do pesquisador], os dados do trabalho que está sendo desenvolvido nessa área. As informações são enviadas para a coordenação da rede, da qual faço parte, e serão analisadas. Uma vez que, de fato, elas sejam comprovadas, o cadastro será incluído e ficará disponível online", explicou Galante.