Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

As nuvens sumiram: previsões do aquecimento global podem se reduzir em 75%

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/12/2007

As nuvens sumiram: previsões do aquecimento global podem se reduzir em 75%

[Imagem: Przemyslaw "BlueShade" Idzkiewicz]

A teoria largamente aceita, embora não comprovada, de que o aquecimento global causado pelo homem irá se acelerar devido à criação de nuvens que armazenam calor, foi desafiada por uma pesquisa que acaba de ser concluída da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.

Menos nuvens cirros

Ao invés de criar mais nuvens, o ciclos de aquecimento tropical que servem como agentes do aquecimento global mostraram um decréscimo na cobertura das nuvens cirros, que aprisionam o calor e fazem aumentar o efeito estufa. A conclusão é do Dr. Roy Spencer, que faz questão de ressaltar que o resultado é exatamente o oposto do que ele esperava encontrar.

"Todos os principais modelos climáticos prevêm que, à medida em que a atmosfera se aquece, deve haver um aumento nas nuvens cirros de grande altitude, o que amplificará o aquecimento causado pelos gases emitidos pela ação humana," diz ele.

Feedback negativo

"Essa amplificação é um feedback positivo. O que nós descobrimos em flutuações mês-a-mês no sistema climático tropical foi um feedback fortemente negativo. À medida em que a atmosfera tropical se aquece, as nuvens cirros diminuem. Isso permite que mais calor infravermelho escape da atmosfera para o espaço exterior."

75% menos catástrofes

"Para dar uma idéia de como esse mecanismo de resfriamento é forte, se ele estiver operando em escala global, ele poderá reduzir a estimativa de aquecimento futuro em mais de 75%," diz Spencer.

"A grande questão, que ninguém consegue responder hoje, é se esse mecanismo de resfriamento ampliado se aplica ao aquecimento global." Para que essa questão seja respondida, explica o pesquisador, suas descobertas terão que ser incorporadas nos modelos computadorizados de estimativa do clima global.

Bibliografia:

Artigo: Cloud and radiation budget changes associated with tropical intraseasonal oscillations
Autores: Roy W. Spencer, John R. Christy, William Danny Braswell, Justin Hnilo
Revista: Geophysical Research Letters
Vol.: 34, L15707
DOI: 10.1029/2007GL029698
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Reciclagem e Reaproveitamento

Mais tópicos