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Mecânica

Redutor de consumo de combustível elétrico faz economia de até 20%

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/10/2008

Redutor de consumo de combustível elétrico faz economia de até 20%
Aparelho redutor do consumo de combustível vaporiza melhor o diesel pela ação de um campo elétrico.
[Imagem: Energy&Fuels]

É possível comprar no mercado os mais diversos tipos de dispositivos prometendo reduzir o consumo de gasolina. Nenhum até agora, porém, resistiu aos testes feitos por fontes independentes.

A história pode começar a mudar, com o anúncio feito por um físico da Universidade de Temple, nos Estados Unidos. Ele colocou o seu próprio dispositivo redutor de combustível em um Mercedes-Benz a diesel e alcançou uma redução no consumo de combustível de espantosos 20%.

Redutor de consumo de combustível

Segundo Rongjia Tao, seu aparelho consiste em um tubo eletricamente carregado que pode ser colocado em série com o bico injetor. Utilizando a energia da bateria do veículo, o dispositivo cria um campo elétrico que reduz a viscosidade do combustível, permitindo que ele seja injetado no motor na forma de gotas menores. Essa melhor vaporização do combustível leva a uma queima mais eficiente e mais limpa.

"Nós esperamos que o equipamento tenha larga aplicação em todos os tipos de motores de combustão interna, nos atuais e nos futuros," diz Tao, acrescentando que acredita ser possível melhorar ainda mais o rendimento do aparelho.

Redução no consumo de diesel

O aparelho foi testado durante seis meses em um motor diesel, apresentando economia de 20% na estrada e entre 12 e 15% na cidade. Agora o pesquisador irá avaliar o rendimento em motores a gasolina, biodiesel e querosene.

A tecnologia foi licenciada para a empresa Save The World Air, Inc., que está testando o redutor de consumo de combustível em uma frota de caminhões. Segundo a empresa, em uso misto, os caminhões estão apresentando economia entre 6 e 12% no consumo de diesel.

Bibliografia:

Artigo: Electrorheology Leads to Efficient Combustion
Autores: R. Tao, K. Huang, H. Tang, D. Bell
Revista: Energy & Fuels
Data: September 2008
Vol.: ASAP Article
DOI: 10.1021/ef8004898
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