Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Refletor de radar monitora movimento do solo - de represas a geleiras

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/10/2019

Refletor de radar monitora movimento do solo - de represas a geleiras
Os painéis - que podem até ser pintados - refletem os sinais de satélites artificiais, detectando minúsculos deslocamentos do terreno.
[Imagem: Southwest Research Institute]

Monitoramento de terrenos

Um retrorrefletor de radar bidimensional - que pode ser fabricado ou até mesmo pintado sobre uma superfície - revelou-se capaz de monitorar remotamente mudanças sutis na crosta terrestre.

O "retrorrefletor Van Atta" trabalha em conjunto com satélites artificiais para medir com precisão o movimento do solo causado por terremotos, produção de petróleo, mineração, represas e outros processos.

"Ao monitorar as mudanças na crosta terrestre, os gerentes de emergência, defesa civil de cidades ou qualquer pessoa interessada em segurança da comunidade podem detectar e antecipar instabilidades em uma área específica. Isso permite planejamento e soluções proativas para lidar com terrenos instáveis," disse o professor Marius Necsoiu, do Instituto de Pesquisas Sudoeste (SWRI), nos EUA.

Os refletores tridimensionais tradicionais, conhecidos como refletores de canto, são volumosos e suscetíveis a danos ou vandalismo. Já os painéis retrorrefletores Van Atta, que medem menos de 30 centímetros de lado, podem ser pintados para se ajustar a qualquer superfície e configurados em vários padrões, facilitando a ocultação e uma menor propensão a danos.

Outras aplicações incluem o monitoramento ambiental, como a medição de mudanças em formações naturais, como geleiras, ou artificiais, como represas, avisando com antecedência do risco de rompimento.

Retrorrefletor Van Atta

O retrorrefletor incorpora um conjunto de antenas patenteado por Lester Clare Van Atta, em 1959, um projeto que envia energia de volta na direção de chegada das ondas em uma ampla gama de ângulos.

Necsoiu e seus colegas fundiram os princípios de Van Atta com a interferometria de radar, um método baseado em satélite para medir o movimento do solo com sinais de radar. Quando monitorados ao longo do tempo, os sinais refletidos mostram se o solo em um determinado local está mudando, detectando movimentos muito sutis com alta resolução.

"Analisar mudanças sutis do espaço requer marcadores no terreno que não mudam ao longo do tempo," disse Necsoiu. "O retrorrefletor compacto Van Atta fornece essa consistência. O design plano permite uma montagem embutida e segura nas estruturas ou no solo. Além disso, o retrorrefletor pode suportar uma variedade de ambientes e temperaturas, tornando-o ideal para esse tipo de coleta de dados".

Bibliografia:

Artigo: Satellite radar interferometry using micro-retroreflective arrays
Autores: Marius Necsoiu, Emilio Martinez, B. David Moore
Revista: Proceedings of SPIE - The International Society for Optical Engineering
Vol.: SN 514040, Oct. 6 1959
DOI: 10.1117/12.2517626
Link: https://patents.google.com/patent/US2908002A/en

Artigo: Electromagnetic Reflector
Autores: Lester Clare Van Atta
Revista: U.S. Patent 2.908.002
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Satélites Artificiais
  • Sensores
  • Metamateriais

Mais tópicos