Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Reforçador de Wi-Fi de alumínio funciona mesmo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/11/2017

Reforçador de Wi-Fi de alumínio funciona mesmo
Parece mesmo uma das bugigangas vistas nos vídeos do Youtube, que foram usadas como inspiração: mas os cientistas a chamam de "refletor Wi-Fi computacionalmente otimizado".
[Imagem: Xia Zhou]

Solução caseira generalizada

É possível amplificar os sinais de Wi-Fi em sua casa ou escritório sem precisar usar outros aparelhos eletrônicos.

Uma equipe da Universidade de Colúmbia, nos EUA, criou um refletor de sinais Wi-Fi simples usando uma impressora 3D.

"Nós não apenas reforçamos os sinais do roteador, nós também os tornamos mais seguros," apressa-se em dizer a professora Xia Zhou. "Por meio dessa solução única, nós resolvemos uma série de desafios que atormentam os usuários dos serviços sem fios."

A equipe partiu de um experimento muito comum em vídeos do tipo "Faça você mesmo" encontrados no Youtube: colocar um pedaço de papel alumínio ou uma lata de alumínio atrás da antena do roteador para reforçar o sinal na direção oposta.

A seguir eles generalizaram esse princípio a fim de otimizar os formatos do refletor para permitir uma distribuição dos sinais Wi-Fi de forma mais planejada e consistente com o ambiente, não apenas reforçando-os numa direção, mas também anulando-se onde eles não são necessários.

Refletor de Wi-Fi

Devido ao formato complexo resultante, o "refletor Wi-Fi computacionalmente otimizado", como diz a equipe, foi fabricado em uma impressora 3D e depois revestido com papel alumínio.

Os testes mostraram que o refletor passivo diminui a intensidade do sinal em até 10 dB onde a cobertura Wi-Fi é desnecessária, e aumenta a intensidade em 6 dB onde ele é mais desejado.

Como o design atual é limitado a uma forma estática para cada local, a equipe pretende a seguir testar refletores feitos de outros materiais, para que o dispositivo possa ter sua forma adaptada para diferentes ambientes.

Quanto à segurança adicional anunciada pela equipe, ela se refere à limitação dos sinais aos locais onde os usuários precisam deles, evitando que se espalhem para áreas fora da residência ou do escritório, onde possam ser alvo de ataques.

Bibliografia:

Artigo: Customizing Indoor Wireless Coverage via 3D-Fabricated Reflectors
Autores: X. Xiong, J. Chan, E. Yu, N. Kumari, A. Sani, C. Zheng, X. Zhou
Revista: BuildSys 2017 Proceedings
DOI: 10.1145/3137133.3137148
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Antenas
  • Computadores
  • Metais e Ligas

Mais tópicos