Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Relâmpagos atrasam Discovery rumo à plataforma de lançamento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/08/2009

Relâmpagos atrasam Discovery rumo à plataforma de lançamento

[Imagem: NASA]

Viagem lenta

Uma tempestade de raios nas imediações do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, retardou o já extremamente lento trajeto que leva o ônibus espacial Discovery para a sua plataforma de lançamento.

O trajeto que vai do hangar dos ônibus espaciais, onde eles recebem sua carga e todos os suprimentos necessários para o voo, até a plataforma de lançamento 39A, mede 5.400 metros.

O ônibus espacial e os seus foguetes são levados em cima de um gigantesco trator de esteiras, que normalmente anda a uma velocidade de 1,6 quilômetro por hora.

Mas, desta vez, para esperar que os raios passassem, a "viagem" levou 11h43m. O trator também teve que ser parado outras vezes para que os técnicos pudessem remover lama de suas esteiras e rolamentos.

Treinamento

Os astronautas da missão STS-128 já estão na base de lançamentos. Na próxima sexta-feira (07/08) será feito o primeiro simulado do lançamento, que está previsto para ocorrer no dia 25 de Agosto.

Durante essa simulação, os astronautas vestem toda a roupa espacial e são colocados dentro do ônibus espacial, exatamente como no momento do lançamento. A seguir, todos os sistemas de voo são avaliados.

A missão STS-128 terá como principal objetivo o ressuprimento da Estação Espacial Internacional. Os suprimentos estão sendo levados a bordo de um módulo de carga, chamado Leonardo. Durante a missão, ele será descarregado e será trazido de volta pelo Discovery.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Estação Espacial Internacional
  • Exploração Espacial
  • Telescópios

Mais tópicos