Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Astrofísico sugere ligação entre relâmpagos esféricos e meteoros

Com informações da New Scientist e BBC - 02/12/2010

Astrofísico sugere ligação entre relâmpagos esféricos e meteoros
Grandes meteoros foram observados no céu da cidade de Brisbane, ao mesmo tempo em que o relâmpago em bola era visto.
[Imagem: Royal Society]

Raios em bola

Relâmpago esférico, relâmpago circular, relâmpagos em bola, raios em bola.

É quase tão difícil dar um nome ao episódio quanto descrevê-los.

Há casos documentados de bolas tão luminosas quanto uma lâmpada de 100 watts, que não emitiam nenhum calor, mas que derreteram vidros de janelas. Elas parecem ter "vida própria", ao se deslocar de forma aparentemente suave.

Mas a maioria desses fenômenos acontece em altas altitudes, o que faz com que sejam rapidamente catalogados como objetos voadores não identificados e associados a discos voadores.

Como os nomes indicam, há uma grande tendência dos estudiosos em associar o fenômeno aos relâmpagos e aos raios.

OVNI de Brisbane

O astrofísico australiano Stephen Hughes, resolveu estudar um deles. O cientista fez um detalhado estudo sobre um evento incomum ocorrido em 2006, em Brisbane, no leste da Austrália, quando um objeto brilhante e verde foi visto sobre as montanhas da região.

Ao mesmo tempo, grandes meteoros foram observados no céu da cidade.

O episódio virou uma espécie de "ET de Varginha" da Austrália.

Hughes agora criou uma teoria relacionando o objeto - supostamente um relâmpago esférico - aos meteoros vistos e fotografados sobre a cidade.

A ideia de Hughes é que a passagem de um dos meteoros pode ter desencadeado momentaneamente uma conexão elétrica entre a atmosfera e o solo, provendo energia para que um raio em bola "altamente luminoso" aparecesse sobre as montanhas.

Fenômenos elétricos

O cientista diz que o extraordinário episódio, testemunhado por diversas pessoas, fez com que muitas acreditassem ter visto um OVNI.

"Se você une fenômenos atmosféricos não explicados, talvez de natureza elétrica, à psicologia humana e ao desejo de ver algo - isso pode explicar a visão de OVNIs", disse Hughes à BBC News.

O cientista, da Universidade de Tecnologia de Queensland, começou o estudo após ter sido chamado por uma TV local para explicar as fotos da bola de fogo tiradas por moradores da cidade. Pelo menos três delas foram vistas no leste australiano na noite de 16 de maio de 2006.

Depois, um fazendeiro local afirmou ter visto uma bola luminosa verde descendo uma encosta perto de Brisbane. O fazendeiro pensou inicialmente que se tratasse de um avião se acidentando, mas uma busca policial não encontrou destroços.

Um relâmpago esférico parece ser uma explicação óbvia para a bola verde, disse Hughes.

Não existe ainda nenhuma teoria para explicá-las, embora já tenham sido associadas a relâmpagos - mas não havia registros de tempestade elétrica na noite de 16 de maio de 2006.

Meteoros e relâmpagos esféricos

Hughes não oferece novas explicações sobre as causas dos relâmpagos esféricos, mas levanta a hipótese de que a passagem dos meteoros tenha provocado atividade elétrica na região. Como as duas coisas se interrelacionam ele não explica.

Outro cientista, John Abrahamson, da Universidade de Canterbury (Nova Zelândia), que estudou os raios em bola, considerou a teoria de Hughes "relativamente verossímil" e com "conexões interessantes".

Mas, ressaltou, "falta muito até que todos estejam satisfeitos com a solução (para o mistério associado aos OVNIs)".

Hughes disse que seus estudos têm o objetivo de iniciar um debate sobre o tema. "Não é uma teoria vigorosa, é mais uma sugestão que pode valer a pena que seja explorada."

Bibliografia:

Artigo: Green fireballs and ball lightning
Autores: Stephen Hughes
Revista: Proceedings of the Royal Society
Data: December 1, 2010
Vol.: Published online before print
DOI: 10.1098/rspa.2010.0409
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos