Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Relatório da NASA sobre óvnis é tão evasivo quanto se esperava

Com informações da BBC - 14/09/2023

Relatório da NASA sobre óvnis é evasivo como se esperava
Os OVNIs agora estão sendo chamados de FANIs (Fenômenos Anômalos Não-Identificados), um termo mais genérico porque não se restringe a coisas que voam.
[Imagem: Bing/Gerador de Imagens Dall-e]

OVNIs ou FANIs

A NASA divulgou seu tão aguardado relatório sobre as mais recentes avaliações sobre avistamentos de OVNIs (Objetos Voadores Não-Identificados), agora rebatizados de FANIs (Fenômenos Anômalos Não-Identificados), que é mais genérico porque não se restringe a coisas que voam.

O documento diz que a maioria dos fenômenos analisados já foi explicada, "mas um pequeno punhado não pode ser imediatamente identificado como fenômenos naturais ou produzidos pelo homem".

Segundo a agência, "muitas testemunhas com credibilidade, muitas vezes aviadores militares, relataram ter visto objetos que não reconheceram no espaço aéreo dos Estados Unidos".

Contudo, um dos maiores desafios que a NASA disse enfrentar é justamente a falta de dados para determinar se um objeto é de fato um OVNI ou não. "Relatos de testemunhas oculares não são reproduzíveis e geralmente carecem das informações necessárias para tirar conclusões definitivas", diz o relatório.

Os autores do relatório defendem que a NASA participe mais do esforço do governo norte-americano para compreender os OVNIs. Especificamente, o documento recomenda que a agência use seus recursos de observação da Terra existentes e planejados para observar as condições ambientais em torno dos avistamentos de FANIs, com a intenção de "sondar diretamente se certos fatores ambientais são coincidentes com FANIs conhecidos". Também é recomendado que a NASA explore colaborações com o setor privado, que oferece "poderosas constelações de satélites de observação da Terra com alta resolução".

Fugindo do assunto

No geral, as conclusões do relatório são tão evasivas quanto todos esperavam: Ninguém acreditava que a NASA atestasse qualquer coisa como extraterrestre.

No entanto, mesmo levando isso em consideração, as conclusões são confusas, indo desde a afirmação "Não há razão para concluir que os relatórios existentes tenham quaisquer fontes extraterrestres por trás dos FANIs", até "No entanto, esses objetos devem ter viajado através do nosso Sistema Solar para chegar aqui."

E vai além: Embora a existência de vida extraterrestre não possa ser concluída pelo relatório, o documento reconhece uma "potencial tecnologia alienígena desconhecida operando na atmosfera da Terra".

Outro elemento importante é que o relatório de hoje se baseou apenas em dados não-sigilosos, quando se sabe que o Departamento de Defesa dos EUA mantém imagens e vídeos em segredo.

"Uma das razões pelas quais restringimos este estudo a dados não confidenciais é porque podemos falar abertamente sobre isso. E, ao fazer isso, pretendemos novamente alterar o discurso do sensacionalismo para a ciência," justificou-se o porta-voz da agência.

Quando um repórter da BBC perguntou aos cientistas da NASA sobre as recentes revelações no Congresso do México sobre supostos cadáveres "não humanos", os participantes do painel disseram que precisam estudar mais sobre eles antes de dizer algo. A recomendação é que o governo mexicano libere amostras para que cientistas de todo o mundo possam estudar os objetos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Satélites Artificiais
  • Aviões

Mais tópicos