Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Resíduo de chá vira substituto do couro animal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/05/2016

Resíduo de chá vira substituto sustentável do couro
O preparado de kombucha (esquerda) e o material depois de seco e prensado (direita).
[Imagem: IAState]

Kombucha

O material que se perde após a preparação de um chá está se mostrando uma alternativa sustentável e barata para substituir o couro animal em roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios de moda.

O kombucha, ou combucha, é um preparado à base de chá preto ou chá verde, ao qual é adicionada uma solução rica em leveduras e bactérias acéticas em simbiose - uma colônia de kombucha.

A proposta da professora Young-A Lee, da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, é aproveitar o biofilme que resta após o preparo, que apresenta uma textura gelatinosa. Para isso, ela cultiva a colônia de bactéria simbiótica adicionando uma mistura de vinagre e açúcar.

Depois que o material é seco e prensado, ele apresenta uma textura similar à do couro, podendo ser usado como substituto do produto animal, mas também em outras aplicações.

Couro sustentável

Resíduo de chá vira substituto sustentável do couro
Sapatos e vestuário feitos com o couro vegetal derivado do chá.
[Imagem: IAState]

O "couro de chá" foi testado em cosméticos, alimentos e tecidos biomédicos para curativos, apresentando rendimentos variáveis em cada um deles. Mas Lee se concentrou em fabricar peças de vestuário.

Segundo ela, o fato de que a fibra é 100% biodegradável é um benefício significativo para a indústria da moda, que não apenas gera uma grande quantidade de resíduos, como também já se viu às voltas com vários protestos de entidades defensoras dos animais.

"A moda, para a maioria das pessoas, é uma expressão efêmera da cultura, da arte e da tecnologia que se manifestam expressas em forma [de um objeto]. As empresas de moda continuam produzindo novos materiais e vestuários, de estação em estação, ano a ano, para atender o desejo e as necessidades dos consumidores, Pense sobre onde esses itens irão parar. Eles ocuparão tremendos espaços da Terra, como qualquer outro lixo," disse Lee.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Reciclagem e Reaproveitamento
  • Compósitos
  • Biotecnologia
  • Tecidos

Mais tópicos