Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

SBPC: Começa a 65ª Reunião Anual da SBPC

Com informações da Agência Fapesp - 22/07/2013


Começou neste domingo, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Com o tema "Ciência para o novo Brasil", a programação do evento, que segue até sexta-feira (26/07), é composta por 266 atividades, com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior e de representantes de instituições integrantes dos sistemas estadual e nacional de ciência, tecnologia e inovação.

No total, serão realizadas durante o encontro 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, além de seis simpósios e seis assembleias. Aproximadamente 500 pesquisadores, de todos os estados do Brasil, participarão do evento.

"Alguns dos principais nomes da ciência brasileira, em diferentes áreas, estarão presentes à reunião anual, que oferece atividades únicas para o público em geral", disse Helena Bonciani Nader, presidente da SBPC.

"O evento permite juntar todas as áreas do conhecimento, de uma forma transdisciplinar, para discutir questões do ponto de vista das Ciências Humanas e Tecnológicas, por exemplo", destacou Nader.

Eventos paralelos

A mostra de ciência, tecnologia e inovação - ExpoT&C - que ocorre paralelamente à Reunião Anual, conta com universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias e serviços.

Estão sendo realizadas ainda a SBPC Jovem, a SBPC Cultural e a SBPC Mirim.

A SBPC Jovem é um evento com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. A programação conta com oficinas, salas temáticas, apresentações culturais, incluindo 50 trabalhos científicos enviados por estudantes e professores do ensino básico de todo o Brasil.

Já na SBPC Cultural são realizadas diversas atividades culturais com foco na tradição regional.

A novidade da 65ª Reunião Anual é a SBPC Mirim - um espaço para a realização de oficinas, contação de histórias e atividades de iniciação à pesquisa só para crianças.

"As atividades da SBPC Jovem e da SBPC Mirim já estão com mais de 13 mil inscritos, entre jovens, crianças e adultos, sem contar professores de ensino médio e fundamental que também participam das atividades", ressaltou Nader.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Micro e Nano Robôs
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos