Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Reversão do tempo criará tecnologias para o futuro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/12/2012

Reversão do tempo criará tecnologias para o futuro
Não se trata de rebobinar o tempo, fazendo você ficar jovem de novo, mas gerar um evento que seja uma exata reprodução invertida de um evento passado.
[Imagem: Frazier et al.]

Aplicações da reversão temporal

Ok, ok, a seta do tempo foi confirmada e decidiu-se que o Universo não pode dar marcha-a-ré.

Mas que tal iniciar um evento que caminhe normalmente seguindo a seta do tempo - ou seja, em direção ao futuro - mas que seja uma reprodução invertida de um evento que aconteceu no passado?

Isto é possível, e pode ter inúmeras aplicações práticas.

Imagine, por exemplo, um recarregador que renove a bateria do seu celular ou notebook sem nem mesmo precisar saber onde o celular ou o notebook estão.

Ou um dispositivo de reversão temporal capaz de alvejar e destruir tumores sem precisar saber onde o tumor está no corpo.

O pessoal de segurança, por sua vez, poderia desabilitar qualquer aparelho eletrônico, igualmente sem precisar saber onde ele está.

Técnicas de reversão do tempo

Tudo isso é teoricamente possível com o que os cientistas chamam de técnicas de reversão do tempo.

Embora todas essas aplicações estejam no campo das possibilidades, uma equipe da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, acredita ter encontrado um caminho para torná-las realidade.

Novamente, não se trata de rebobinar o tempo, fazendo você ficar jovem de novo, mas gerar um evento que seja uma exata reprodução invertida de um evento passado.

Mais especificamente, de eventos envolvendo ondas eletromagnéticas.

"Esta é a mágica da reversão do tempo. Quando você reverte a direção da forma de onda no espaço e no tempo, ela segue o mesmo caminho que a trouxe até você e encontra seu caminho preciso até sua origem," explica o professor Steven Anlage.

Reversão de ondas

Quando uma onda eletromagnética viaja pelo ar, ela se reflete nos objetos presentes no ambiente antes de ser coletada por uma antena.

O truque consiste em gravar o sinal recebido, invertê-lo e transmiti-lo de volta, de forma que as reflexões sejam anuladas, fazendo com que o sinal retorne focalizando precisamente seu ponto de origem.

O que diferencia esta pesquisa de outros projetos de reversão do tempo, como a comunicação subaquática, é que os pesquisadores estão trabalhando com objetos não-lineares, objetos que alteram a frequência de uma onda que incida sobre eles - como um celular, uma mesa, uma cadeira etc.

A maioria dos componentes que os engenheiros usam são lineares - capacitores, fios, antenas - porque eles não mudam a frequência das ondas, facilitando muito as coisas.

Com objetos não lineares, no entanto, quando a frequência alterada é gravada, revertida no tempo e retransmitida, ela cria um canal de comunicação privado porque outros objetos não conseguem "entender" o sinal.

O que é muito mais interessante do que simplesmente fazer a onda retornar.

Reversão do tempo criará tecnologias para o futuro
Um receptor recebeu as ondas, gravou-as, reverteu-as e transmitiu-as de volta - apenas a porta não-linear do experimento recebeu as ondas, nada sendo detectado na porta linear.
[Imagem: Frazier et al.]

Reversão da doença

"A reversão do tempo tem estado por aí nos últimos 10 a 20 anos, mas ela requer algumas tecnologias muito sofisticadas para funcionar," diz Anlage. "Mas a tecnologia está agora se aproximando de um ponto em que seremos capazes de usar a reversão do tempo de algumas formas novas e interessantes."

A característica não-linear pode não apenas permitir a criação de linhas de comunicação sem fio seguras, com também pode impedir que uma energia transmitida afete qualquer objeto, exceto seu alvo.

Por exemplo, se os cientistas descobrirem uma maneira de marcar células cancerosas com nanopartículas que reagem às micro-ondas de uma forma não-linear, os médicos poderiam usar a tecnologia para dirigir o calor destrutivo para as células marcadas.

Isso sem se preocupar em afetar os tecidos sadios, porque as micro-ondas atingiriam apenas as nanopartículas, matando as células no interior das quais elas se depositaram.

Além da imaginação

Os cientistas já demonstraram que sua técnica funciona. Em um experimento de demonstração, eles transmitiram pulsos de micro-ondas em um ambiente fechado onde as ondas se refletem e se espalham.

Um receptor recebeu as ondas, gravou-as, reverteu-as e transmitiu-as de volta - apenas a porta não-linear do seu experimento recebeu as ondas, nada sendo detectado na porta linear.

"Tudo o que fizemos até agora foi em condições muito controladas de laboratório. Será preciso mais pesquisas para descobrir como desenvolver tratamentos. E eu tenho certeza que existem outros usos nos quais ainda nem pensamos," disse Matthew Frazier, membro da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Nonlinear Time-Reversal in a Wave Chaotic System
Autores: Matthew Frazier, Biniyam Taddese, Thomas Antonsen, Steven M. Anlage
Revista: arXiv
Link: http://arxiv.org/abs/1207.1667
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Radiação Eletromagnética
  • Universo e Cosmologia
  • Antenas
  • Fotônica

Mais tópicos