Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Revestimento inspirado em plaquetas protege contra corrosão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/01/2015

Revestimento inspirado em plaquetas protege contra corrosão
O revestimento anticorrosão pode ser aplicado por aspersão (spray) em qualquer superfície sujeita a soluções salinas ou ácidas.
[Imagem: Inm-gmbh]

Bioinspiração

Engenheiros alemães usaram a nanotecnologia para criar um revestimento que protege metais contra corrosão mesmo em ambientes salinos e ácidos sob elevado estresse mecânico.

O revestimento é aplicado na forma de spray, formando uma camada que protege o metal de condições severas, incluindo gases e soluções agressivas sob alta pressão.

O segredo do material está em nanopartículas inspiradas nas plaquetas do sangue humano, que se aglomeram para tapar completamente o material que fica abaixo, assim como as plaquetas se organizam para bloquear um sangramento.

"A chave é a estruturação do revestimento. Como em uma parede, várias camadas de partículas são depositadas umas sobre as outras com um deslocamento entre elas. o resultado é uma barreira auto-organizada e altamente estruturada," disse Carsten Becker-Willinger, do Instituto Leibniz para Novos Materiais.

Após uma cura térmica - entre 150 e 200°C - o compósito adere ao substrato de metal, mostrando-se altamente estável à abrasão e resistente ao impacto - nos testes, ele resistiu ao impacto de uma esfera de aço, pesando 1,5 kg e caindo de uma altura de um metro, sem lascar ou quebrar.

Soluções salinas e ácidas

A camada protetora tem apenas alguns micrômetros de espessura e evita a penetração de gases e eletrólitos, fornecendo proteção contra corrosão causada por soluções agressivas, incluindo soluções salinas e água do mar, ácidos diluídos e gases corrosivos, inclusive sob pressão.

Segundo Becker-Willinger, o revestimento anticorrosão é apropriado para proteger aços, ligas metálicas e metais como alumínio, magnésio e cobre, e pode ser utilizado para revestir peças de qualquer formato, incluindo placas, tubos, engrenagens, ferramentas ou peças de máquinas.

O novo material será apresentado à indústria durante a Nano Tech 2015, que acontecerá em Tóquio no final deste mês.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corrosão
  • Metais e Ligas
  • Compósitos
  • Nanopartículas

Mais tópicos