Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Revestimento de madeira protege madeira melhor que verniz

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/07/2021

Revestimento de madeira protege madeira melhor que qualquer verniz
Um banco com assento feito com madeiras com o topo do veio exposto - posição mais sujeita à degradação da madeira - para teste do novo revestimento.
[Imagem: Fotoni Film & Communications]

Revestimento de lignina para madeira

Quando se fala em proteger a madeira dos rigores do tempo, vem à mente uma infinidade de produtos químicos, como vernizes e impregnantes, que permitem que móveis e construções durem mais tempo.

Mas esses produtos têm vida útil curta, precisando ser reaplicados, e tipicamente não são muito ambientalmente amigáveis.

Pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia, descobriram agora que é possível proteger a madeira das intempéries usando nada além de um material derivado da própria madeira: a lignina.

A lignina é a "cola" que garante que as fibras de celulose fiquem coesas e estáveis, dando rigidez a todos os tecidos vegetais.

Como a madeira está sujeita à degradação quando exposta à luz solar e à umidade, há toda uma indústria de revestimentos protetores sintéticos, como os diversos tipos de vernizes com filtros solares, que aumentam a vida útil da madeira.

Acontece que a lignina é também o principal componente de absorção de luz da madeira - é ela que é removida para criar a madeira transparente. De olho nessa característica, os pesquisadores finlandeses desenvolveram um revestimento em que esse biopolímero natural é convertido em um revestimento que protege a madeira.

Revestimento de madeira protege madeira melhor que qualquer verniz
Esquema de produção do bioverniz à base de lignina.
[Imagem: Karl Alexander Henn et al. - 10.1021/acsami.1c06087]

Bioverniz

A lignina é um polifenol que pode ser usado para curar epóxis, mas sua baixa solubilidade em água tem impedido seu uso em revestimentos e tintas. Para resolver esse problema, a equipe usou partículas de lignina coloidal dispersas em água, adicionando então um composto epóxi e éter diglicidílico de glicerol (GDE).

O resultado é uma espécie de bioverniz que protege a madeira melhor do que os protetores químicos atualmente no mercado, segundo a equipe.

"Nosso novo revestimento [...] é mais repelente à água do que muitos revestimentos comerciais porque ele mantém a estrutura natural da madeira e sua rugosidade em microescala. Como ele é hidrofóbico, o revestimento também é bastante resistente a manchas, conforme a estrutura inerente da lignina resiste às mudanças de cor induzidas pela luz solar. Ela também faz um excelente trabalho de retenção da respirabilidade da madeira," explicou o pesquisador Alexander Henn.

Com os excelentes resultados obtidos, a equipe irá se dedicar agora a dar maior elasticidade ao revestimento de lignina, para evitar que ele trinque ao longo do tempo.

Bibliografia:

Artigo: Colloidal Lignin Particles and Epoxies for Bio-Based, Durable, and Multiresistant Nanostructured Coatings
Autores: Karl Alexander Henn, Nina Forsman, Tao Zou, Monika Österberg
Revista: Applied Materials and Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.1c06087
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tintas
  • Polímeros
  • Compósitos
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos