Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Lançada nova revista de Ciência da Computação

Agência Fapesp - 11/05/2010

Lançada nova revista de Ciência da Computação
O Journal of Internet Services and Applications traz artigos relacionados à ciência da computação e à tecnologia da internet. Todo o conteúdo pode ser acessado pela internet gratuitamente por um ano.
[Imagem: Divulgação]

Revista de computação

A área de Ciência da Computação acaba de ganhar mais uma revista científica internacional, o Journal of Internet Services and Applications.

Lançada em abril, a nova revista - que é editada pela Springer - publicará artigos relacionados à ciência e à tecnologia da internet. O editor-chefe é Fábio Kon, professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo (USP).

Os textos da revista científica podem ser acessados gratuitamente online durante um ano. Na primeira edição, os artigos incluem temas relacionados tanto à prática quanto à teoria da área.

Internet como canal da expressão humana

Kon destaca que o veículo - além de ser um canal de excelência em divulgação científica - tem como meta tornar-se um fórum ativo e dinâmico da disseminação de ideias inovadoras que ajudarão, entre outras coisas, no desenvolvimento da internet como um rico canal da expressão humana.

O primeiro número traz artigos de alguns dos pesquisadores mais citados da atualidade na área de ciência da computação. Vinton Cerf, considerado o criador da internet, escreve o prefácio, intitulado "Meio século faz diferença" (A half-century makes a difference).

Os tópicos abordados no primeiro número incluem "Protocolos e arquiteturas de rede", "Protocolos, padrões e desenvolvimento de web" e "Segurança e privacidade", "Sistemas middleware", "Computação móvel, ubíqua e pervasiva" e "Aplicações de internet/web", entre outros temas.

Mais informações podem ser obtidas no site da revista, no endereço http://springerlink.com/content/121583/.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos