Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Risco socioclimático mostra impacto das alterações do clima sobre cada país

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/12/2007

Risco socioclimático mostra impacto das alterações do clima sobre cada país

"A mudança climática é apenas metade da história," resume o pesquisador Leigh Raymond. Ele é parte de uma equipe que acaba de concluir um estudo que analisa os riscos socioclimáticos a que estão sujeitas as diversas regiões do planeta em razão das alterações no clima global.

Riscos socioclimáticos

"Nós temos que considerar como as diferentes sociedades são ameaçadas por estas alterações físicas de maneiras específicas. Áreas pobres têm menos recursos para lidar com o stress ambiental, enquanto áreas ricas têm uma quantidade maior de infraestrutura que pode ser perdida, e áreas com maior população têm mais vidas ameaçadas," diz ele.

O trabalho resultou no estabelecimento de parâmetros quantitativos que os cientistas esperam servir de base para as negociações internacionais que buscam distribuir as responsabilidades e os custos envolvidos na solução dos problemas ambientais globais.

Impactos sobre cada país

Os dados mostram, por exemplo, que países como China, Índia e Estados Unidos, que não aderiram ao protocolo de Kyoto, estão sujeitos a elevados riscos em relação a outros países - o fato de não ajudarem a resolver o problema não significa que eles sejam imunes a ele.

No novo modelo, aumento de temperatura, elevação do nível dos oceanos e alterações nos padrões de chuva são analisados em conjunto com os fatores socioeconômicos de cada região.

Integração de modelos

As conclusões, que são resultado da integração dos modelos de avaliação climática com os indicadores socioeconômicos, como pobreza, riqueza e densidade populacional, criando uma taxa de risco socioclimática para cada país individualmente, mostram que não há perdedores e nem ganhadores nessa situação - o que há são taxas diferenciadas de impacto para cada país.

Bibliografia:

Artigo: Indicators of 21st Century Socioclimatic Exposure
Autores: Noah S. Diffenbaugh, Filippo Giorgi, Leigh Raymond, Xunqiang Bi
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Data: December 18, 2007
Vol.: 104, n.51, 20195-20198
DOI: 10.1073pnas.0706680105
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Monitoramento Ambiental
  • Sites de Pesquisa

Mais tópicos