Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô andarilho bate recorde mundial de caminhada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2008

Robô andarilho bate recorde mundial de caminhada

O robô andarilho Ranger, construído por engenheiros da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, bateu um recorde extra-oficial de caminhada para robôs. Ele deu 45 voltas na pista de corridas da universidade, totalizando 9 quilômetros.

"Biotipo" de corredor

Não existe uma competição oficial e nem órgãos certificadores de recordes para robôs. O Guinness Book também não foi convidado para a demonstração. A marca anterior do próprio Ranger era de 2,1 quilômetros de caminhada.

O Ranger foi construído com o "biotipo" de corredor - alto, magro e com pernas longas. Andar é a única função que ele desempenha, e muito bem. Para isso, os engenheiros trabalharam durante dois anos na otimização total de seus mecanismos, que conseguem mover o robô com um gasto mínimo de energia.

Eficiência energética

O evento foi montado para demonstrar justamente a eficiência energética do Ranger. Ele andou até que suas baterias se esgotassem, sintomaticamente caindo para trás assim que ficou sem energia. Esse é o motivo das "espumas" na parte superior do robô, que funcionaram como amortecedores.

Ao contrário de outros robôs andarilhos, que utilizam motores para controlar cada movimento, o Ranger tenta imitar o andar humano, utilizando a gravidade para ajudar a lançar suas pernas para a frente.

Próteses e fisioterapia

O andar do Ranger lembra o de uma pessoa usando muletas. Seus pés têm duas posições, que se são alteradas a cada passo. O robô não tem joelhos.

Segundo os pesquisadores, as técnicas aprendidas no desenvolvimento do Ranger deverão auxiliar no desenvolvimento de melhores próteses, em trabalhos de reabilitação física e na melhoria de desempenho de atletas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos