Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô-aranha dá mais um passo rumo à Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2008

Robô-aranha dá mais um passo rumo à Lua
O processo de seleção dos robôs espaciais é longo e repleto de alterações no meio do percurso.
[Imagem: NASA]

A NASA autorizou mais uma etapa no desenvolvimento do robô-aranha Athlete. O robô é uma base móvel dotada de seis pernas e com rodas, em vez de pés, nas extremidades, capaz de carregar uma base lunar de até 15 toneladas.

Athlete é um acrônimo para All Terrain Hex-Limbed Extra Terrestrial Explorer, algo como Explorador Extraterrestre Todo-Terreno de Seis Pernas. Para conhecer em detalhes o robô, apresentado inicialmente no ano passado, veja nossa reportagem Robô lunar de seis pernas carregará astronautas na Lua.

A nova etapa de desenvolvimento não significa ainda que este robô será mesmo um dia levado para a Lua. O processo de seleção dos robôs espaciais é longo e repleto de alterações no meio do percurso.

Muitas vezes os projetistas desses robôs têm idéias que ainda não são possíveis de se realizarem com a tecnologia atual, mas que poderão ser viabilizadas ao longo do seu desenvolvimento, que geralmente leva de 10 a 15 anos.

A versão final do Athlete será capaz de carregar até 15 toneladas no ambiente de baixa gravidade da Lua, a uma velocidade máxima de 10 km/h.

Para conhecer outro robô candidato a astronauta, mas com propósitos diferentes do Athlete, veja Robô lunar será alimentado por energia atômica. Para conhecer outro conceito de robô-aranha, veja Robôs-aranha espaciais caminham sobre teias.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Robôs
  • Sondas Espaciais
  • Foguetes

Mais tópicos