Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/11/2010

Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial
Inicialmente agendado para esta segunda-feira, o lançamento foi adiado devido a um vazamento no sistema de pressurização dos motores de controle orbital da nave.
[Imagem: NASA]

O ônibus espacial Discovery tem sua partida programada para esta quarta-feira, em seu 39º e último voo.

Inicialmente agendado para esta segunda-feira, o lançamento foi adiado devido a um vazamento no sistema de pressurização dos motores de controle orbital da nave.

Veja a seguir tudo o que será feito durante os 11 dias da missão STS-133.

Robô astronauta

Além dos seis tripulantes humanos, o ônibus espacial Discovery está levando um sétimo tripulante robótico, o R2, ou Robonauta 2, o primeiro robô humanoide a ser enviado ao espaço - na verdade, meio-humanoide, já que o R2 não tem pernas.

Embora torne-se um tripulante permanente da Estação Espacial - não há planos de trazê-lo de volta - o objetivo do R2 é apenas de demonstração, embora os engenheiros planejem que futuras versões possam ajudar os astronautas a fazer reparos ou a realizar experimentos científicos.

Ainda não há uma data prevista para que o R2 seja retirado de sua embalagem e montado, o que deverá ocorrer "provavelmente vários meses após chegar", segundo a NASA.

Veja todos os detalhes sobre o Robonauta nas reportagens NASA e GM juntam-se para transformar Robonauta em robô operário e NASA está desenvolvendo robô humanoide.

Novo laboratório

O ônibus espacial está levando várias peças de reposição, um radiador de calor, equipamentos de suporte de voo e um suporte mecânico para o sistema de transporte de cargas da Estação.

Mas a maior carga é o módulo Leonardo, um contêiner de carga que foi modificado para virar um módulo permanente da Estação.

Para isso, foram feitas modificações em três áreas: o hardware desnecessário para o uso de longa duração foi removido para reduzir o peso e permitir mais área de armazenamento; o interior do módulo foi modificado para facilitar seu uso pela tripulação, como a instalação de painéis mais fáceis de abrir e fechar; e o exterior do módulo recebeu uma proteção contra micrometeoritos, basicamente um colete à prova de bala instalado abaixo da blindagem metálica.

O novo módulo será instalado por um dos braços robóticos no lado de baixo da Estação - o lado voltado para a Terra - ao laboratório Unidade, no sexto dia da missão.

Nave Dragon

O Discovery está levando também um sistema de navegação para a Space Exploration Technologies, ou SpaceX. O Laser Dragoneye Imaging Detection and Ranging ajudará a guiar a futura nave espacial de carga Dragon em sua aproximação da Estação Espacial.

A NASA já tem um contrato com a SpaceX, que prevê 12 voos de carga a serem realizados entre 2012 e 2015, utilizando o cargueiro espacial Dragon - que ainda não foi testado.

Lembrando uma antiga nave Apolo, o Dragon será reutilizável, devendo descer no oceano usando paraquedas.

Da mesma forma que o cargueiro japonês HTV, o Dragon se acoplará à Estação com a ajuda do braço robótico. Já o cargueiro espacial europeu e o russo Progress atracam-se automaticamente à ISS.

Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial
O antigo módulo de carga Leonardo, agora convertido para se tornar um novo laboratório, será instalado na Estação Espacial. Já o Robonauta ficará na caixa, esperando que os tripulantes possam se ocupar com sua instalação.
[Imagem: NASA]

Caminhadas espaciais

As caminhadas espaciais serão feitas pelos astronautas Alvin Drew e Tim Kopra.

Cada saída ao espaço durará aproximadamente seis horas.

No quinto dia da missão, Drew e Kopra vão instalar um cabo de extensão de energia entre os laboratórios Unidade e Tranquilidade, para fornecer uma fonte de alimentação de emergência, caso seja necessário.

É este último laboratório que faz parte de um projeto ainda prospectivo de transformar uma parte da Estação Espacial Internacional em uma nave para explorar um asteroide.

A seguir, os astronautas vão mover um módulo de bomba de amônia que deu defeito e foi substituído em Agosto, do gancho onde ele ficou pendurado, para uma plataforma de armazenamento.

Drew e Kopra vão também instalar um sistema de movimentação de uma das câmeras externas, que poderá ser girada para fornecer espaço para peças de reposição que serão levadas em futuras missões.

Por último, eles irão substituir uma guia para o sistema de trilhos usado para a movimentação de cargas ao longo do corpo central da Estação. As guias foram removidas quando os astronautas instalaram o equipamento que gira os painéis solares da Estação para acompanhar o Sol e maximizar a energia gerada.

No sétimo dia da missão, Drew vai remover o isolamento térmico de uma plataforma, instalar uma lâmpada sobre um carrinho de carga, consertar alguns isolamentos térmicos de uma válvula no corpo central da Estação e remover outro isolamento do laboratório Tranquilidade.

Enquanto isso, Kopra irá substitui um gancho no módulo Columbus e, em seguida, instalar uma câmera no robô Dextre e, em seguida, remover o isolamento da plataforma eletrônica do Dextre.

A última tarefa será a de "encher" uma garrafa especial com o quase vácuo do espaço, para um experimento educacional japonês. A garrafa "cheia de espaço" vai virar peça de museu para visitação pública.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Robôs Espaciais
  • Foguetes
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos