Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô Chama anda como ser humano de forma estável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/06/2008

Robô Chama anda como ser humano de forma estável

[Imagem: TU Delft]

Tente ensinar um robô andar e você verá o quanto é complicada essa tarefa, tão trivial para qualquer ser humano acima dos dois anos de idade. Embora já existam robôs bípedes desde os anos 1970, pouquíssimos deles imitam realmente a forma de andar do ser humano, justamente pela sua complexidade.

Eficiente e estável

Ao mesmo tempo, destrinchar todos os movimentos individuais que compõem o andar humano pode se tornar uma ferramenta valiosa no treinamento de atletas, no desenvolvimento de melhores aparelhos de ginástica e no tratamento de pessoas com dificuldades de movimento em razão de acidentes ou derrames cerebrais.

Este foi o enfoque do pesquisador holandês Daan Hobbelen ao desenvolver o seu robô Flame (Chama). O Chama comprova de forma definitiva que um robô pode ser, ao mesmo tempo, estável e eficiente em termos de consumo de energia.

Andar robótico

O enfoque mais utilizado para ensinar robôs a andar não difere muito da programação dos robôs industriais: uma série de movimentos discretos, fixos e precisos, executados em seqüência.

O resultado é o clássico "andar robótico", sem ginga e "quadrado", como dizem os roboticistas. Embora eficiente, esse enfoque é caro de se implementar, consome muita energia, devido à grande quantidade de motores que exige, e não tem nenhuma flexibilidade.

Queda controlada

Já o andar humano é mais fluido, se caracterizando pelo que Hobbelen chama de "uma queda controlada para a frente." É essa queda controlada que sempre foi vista pelos roboticistas como um movimento instável.

Para provar o contrário, Hobbelen inventou uma técnica para medir a estabilidade da forma como os seres humanos andam. Foi esta técnica inovadora que permitiu que ele construísse o Chama, que possui apenas sete motores, um "órgão" de equilíbrio e vários algoritmos que incorporam a técnica criada por Hobbelen e que garantem a estabilidade do robô.

Sem modéstia, o pesquisador afirma que o Chama é o mais avançado robô andarilho que existe, ao menos na categoria de robôs que adotam o princípio de andar do ser humano.

Para conhecer outros projetos que estão desenvolvendo robôs que imitam o andar humano, veja Novo robôs caminham de forma parecida com o ser humano e Novo robô humanóide anda como um ser humano, coordenando braços e pernas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica

Mais tópicos