Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô que dança e canta será apresentado hoje na UNICAMP

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2009

Robô que dança e canta será apresentado hoje na UNICAMP
O NAO é basedo no sistema operacional Linux e é controlado por uma linguagem de programação simples, do tipo script, chamada Urbi.
[Imagem: Aldebaran Robotics]

Um robô humanóide que possui várias habilidades, entre elas a de dançar e cantar, será apresentado à comunidade acadêmica da Unicamp nesta segunda-feira (8).

Robô com Linux

Trata-se do robô NAO, um robô humanóide disponível comercialmente e fabricado pela empresa francesa Aldebaran Robotics. O NAO tem 55 centímetros de altura e funciona por meio de uma conexão Wi-Fi. Ele possui sistema de reconhecimento de voz, está equipado com uma câmera de vídeo e possui mãos capazes de segurar objetos.

O sistema de controle do NAO é baseado no sistema operacional Linux e é controlado por uma linguagem de programação simples, do tipo script, chamada Urbi. Ele pode ser programado por meio de uma interface gráfica, mais amigável e voltada para iniciantes na área de robótica, ou por meio de comandos diretos, atendendo também à necessidade dos especialistas.

Evento aberto

O evento, que será realizado às 14 horas no auditório ID-2 da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), é aberto à participação de professores, alunos de graduação e pós-graduação da área de engenharia.

Após a demonstração das funcionalidades do robô, haverá uma demonstração do ambiente de programação Chorégraphe, usado na programação do NAO. Informações e confirmação de participação devem podem ser obtidas através de e-mail dpm@fem.unicamp.br

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Software e Programação
  • Eventos Científicos

Mais tópicos