Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Robô descerá no ponto J do cometa

Com informações da ESA - 17/09/2014

Robô descerá no ponto J do cometa

[Imagem: ESA/Rosetta]

Pouso no cometa

O módulo de aterragem Philae, ainda preso à sonda espacial Rosetta, irá pousar no local J do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

O processo de seleção do local de pouso vinha sendo conduzido desde o final de Agosto, e a escolha acabou sendo do tipo "a menos pior".

"Nenhum dos locais candidatos cumpria todos os critérios operacionais em 100%, mas o local J é claramente a melhor solução," disse Jean-Pierre Bibring, cientista de projeto.

O local J fica na "cabeça" do cometa, um corpo irregular com pouco mais de 4 km no seu ponto mais largo. O local de backup escolhido foi o C, está localizado no "corpo" do cometa.

O módulo de aterragem de 100 kg deverá descer na superfície do cometa no dia 11 de novembro, onde fará medições de profundidade para caracterizar o núcleo do 67P.

"O local J nos dará a possibilidade de analisar material primitivo, caracterizar as propriedades do núcleo e estudar os processos que dão origem à sua atividade," disse Bibring.

Escolher o local de aterragem adequado não foi tarefa fácil.

"Como já conseguimos perceber pelas recentes imagens, o cometa é belo mas acidentado - cientificamente excitante - mas a sua forma torna-o um desafio operacional," disse o responsável pela aterragem do Philae no Centro Aeroespacial Alemão (DLR).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos