Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô DJ usa Android para mudar sua experiência musical

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2012

Robô DJ usa Android para mudar sua experiência musical
O robô Shimi é essencialmente uma docking station, que tem como "cérebro" um telefone celular com sistema operacional Android.
[Imagem: Georgia Tech]

Docking station robótica

DJs de todo o mundo, preocupai-vos.

Entrou no circuito Shimi, um robô-DJ desenvolvido pelo Centro de Tecnologia Musical, ligado à Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

O robô não apenas seleciona as músicas, como mantém o ritmo baseando-se no feedback dado pelo público.

E, claro, ele próprio dança acompanhando a batida.

"O Shimi foi projetado para mudar a maneira pela qual as pessoas curtem e pensam sobre sua música," disse Gil Weinberg, idealizador do robô-DJ, que estreia hoje durante a Conferência Google I/O, em São Francisco.

Uma "banda" de três robôs Shimi fará uma apresentação com músicas sintetizadas no laboratório, compostas mais acordo com os movimentos possíveis ao robô.

Robô com Android

O robô Shimi é essencialmente uma docking station, que tem como "cérebro" um telefone celular com sistema operacional Android.

O robô obtém a capacidade de ouvir e produzir música do aparelho que for conectado a ele.

Em outras palavras, se existir no smartphone uma app para qualquer coisa que explore suas capacidades, o Shimi está pronto para fazer o resto.

Por exemplo, usando a câmera do celular e um software de reconhecimento facial, o robô segue um ouvinte ao longo da sala, reposicionando o aparelho para otimizar a audição.

Atendendo a pedidos

Mais interessante ainda é a capacidade de reconhecimento de um ritmo: se o usuário bater palmas, ou fizer uma batucada no que quer que seja, o robô varre a biblioteca musical do telefone e toca a música que melhor combine com o ritmo sugerido.

Assim que a música começa a tocar, o robô dança seguindo o ritmo.

Segundo o pesquisador, o Shimi 2.0, que já está em fase de desenvolvimento, receberá apps que reconhecerão o balançar da cabeça ou das mãos do usuário, sinalizando para que o robô aumente ou diminua o volume, ou passe para a próxima música.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos