Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô que joga badminton aumenta eficiência energética da indústria

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2013

Robô que joga badminton aumenta eficiência energética da indústria
O robô é um banco de provas para testar softwares projetados para otimizar a eficiência energética de equipamentos industriais.
[Imagem: Wim Symens]

Banco de provas

Um robô que joga badminton pode parecer algo interessante para jogadores solitários.

Mas a criação do Dr. Wim Symens, do Centro de Tecnologia Mecatrônica Flanders, na Bélgica, não está para brincadeiras.

O robô é um banco de provas para testar softwares projetados para otimizar a eficiência energética de equipamentos industriais.

Sistemas mecatrônicos

Os equipamentos usados na automação industrial - essencialmente sistemas mecatrônicos - são controlados tanto por softwares quanto por circuitos eletrônicos dedicados.

Como é inviável parar as fábricas para fazer simulações que possam mostrar onde é maior o consumo de energia em cada situação, Symens projetou um robô que possui em escala menor todos os elementos de um sistema mecatrônico.

Usando-o como bancada de testes, a equipe desenvolveu um software capaz de analisar o sistema mecatrônico - o robô, conforme ele jogava badminton - e verificar todos os seus gargalos e todos os seus "vazamentos de energia".

O resultado da aplicação do software foi impressionante: "Nós conseguimos cortar o consumo de energia do robô jogador de badminton em 50%," conta o pesquisador.

Abordagem virtual para uso real

O primeiro teste em condições reais, feito em uma indústria fabricante de máquinas de costura, permitiu cortes de consumo nos equipamentos que variaram entre 10 e 15% - ao contrário do que ocorre no robô, nem sempre é possível substituir peças ou componentes na indústria.

Segundo Symens, no futuro o software poderá ser utilizado para máquinas ainda em fase de projeto, por meio de análises virtuais.

"Uma abordagem virtual é sempre preferível. Você pode até mesmo simular condições extravagantes, como velocidades excessivas ou temperaturas elevadas. Na vida real esses testes são muito caros," afirmou.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Robôs
  • Realidade Virtual
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos