Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô modular funciona como célula para robôs maiores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/04/2011


Robô modular

Engenheiros da Universidade da Califórnia, em Davis, apresentaram o seu robô modular, chamado iMobot - de intelligent MOdular roBOT.

A ideia é construir um robô a partir de subunidades modulares robustas e duráveis - subunidades que também possam funcionar de forma independente.

Cada módulo iMobot individual tem quatro graus de liberdade, com duas juntas na seção central e duas rodas.

O módulo individual pode acionar suas rodas, rastejar-se como uma minhoca e levantar uma porção de seu corpo e espiar em volta, de forma parecida com o movimento das câmeras de segurança.

Robô experimental

O iMobot pode ser usado como uma ferramenta experimental para o desenvolvimento de sistemas de controle para robôs individuais ou para grupos de robôs.

"Esta plataforma de hardware poderá acelerar drasticamente as pesquisas no campo da robótica nas universidades e na indústria," afirmou Graham Ryland, que ajudou a desenvolver o robô modular.

De fato, a modularidade, flexibilidade e possibilidade de reconfiguração tornam esses módulos ideais para a pesquisa, permitindo que os roboticistas se concentrem no desenvolvimento da inteligência artificial e dos sistema adaptativos e reconfiguráveis voltados para suas aplicações específicas.

A tecnologia poderá eventualmente ser usada também de forma prática, como base para a construção de robôs voltados para operação de busca e salvamento ou para andar em terrenos irregulares.

Ryland e seu orientador Harry Cheng criaram uma empresa para desenvolver o robô comercialmente, o que eles esperam conseguir fazer até o final deste ano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Micro e Nano Robôs
  • Software e Programação

Mais tópicos