Plantão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/09/2016

Robô Philae é encontrado no cometa
Bem escondido: A foto foi tirada de um dos últimos locais que os controladores da missão acreditavam que o robô pudesse estar.
[Imagem: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team/NavCam]

Onde está o Philae

A pouco menos de um mês do fim da missão da sonda espacial Rosetta, uma fotografia transmitida neste final de semana finalmente revelou o paradeiro do robô Philae, que não conseguiu pousar como previsto sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Embora o robô tenha enviado imagens enquanto saltitava pelo cometa, e até depois que pousou, não havia dados que permitissem localizar seu paradeiro final.

Não há expectativa de reviver o robô, cujas baterias já se esgotaram. E ele está na sombra, o que significa que seus painéis solares também nada podem fazer.

Mas encontrá-lo é importante para que se possa utilizar os dados que ele coletou e transmitiu durante os três dias em que permaneceu ativo - agora os pesquisadores sabem a que local do cometa os dados se referem.

Robô Philae é encontrado no cometa
Esta é a última foto do Philae, mostrando seu ponto de vista do seu local de repouso final.
[Imagem: ESA/Rosetta/Philae/CIVA]

Segundo pouso

Já nos dias finais da missão histórica da sonda Rosetta, que redefiniu o que é um cometa, os controladores da missão se preparam agora para pousar a própria sonda no cometa.

Os últimos instantes de vida da sonda serão usados coletando dados na maior proximidade possível do cometa - até literalmente tocar sua superfície.

Como a Rosetta não foi projetada para pousar, como o Philae, o desfecho final deverá ser sua destruição.