Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô-tartaruga ajudará arqueólogos a inspecionar naufrágios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/11/2013

Robô-tartaruga ajudará arqueólogos a inspecionar naufrágios
Em lugar das hélices, o robô-arqueólogo usa barbatanas para imitar a locomoção das tartarugas.
[Imagem: TUT]

Robô-tartaruga

Os criadores deste robô afirmam ter-se inspirado no princípio de locomoção das tartarugas, embora tenham lhe dado o nome de U-Cat.

A intenção foi construir um robô de pequeno porte e totalmente manobrável, para que ele possa entrar no interior de embarcações naufragadas.

O robô leva uma câmera, e as imagens de vídeo podem ser usadas para reconstruir o ambiente virtualmente, permitindo a identificação de objetos e o planejamento de missões de mergulhadores.

Para que as imagens não sejam prejudicadas, foi necessário pensar também em causar a mínima turbulência, para que o robô submarino não cause a suspensão de partículas na água.

"Os robôs submarinos convencionais usam hélices para propulsão. Os propulsores tipo barbatana do U-Cat podem dirigir o robô em todas as direções sem perturbar a água e levantando lodo do piso, o que diminuiria a visibilidade dentro dos restos do naufrágio," disse Taavi Salumae, da Universidade de Tecnologia Tallinn, na Estônia.

Robôs biomiméticos

Robô-tartaruga ajudará arqueólogos a inspecionar naufrágios
A intenção foi construir um robô de pequeno porte e totalmente manobrável.
[Imagem: TUT]

O uso de um sistema de propulsão similar às barbatanas inclui o U-Cat na categoria dos robôs biomiméticos - equipamentos inspirados em animais ou plantas, que procuram tirar proveito da "criatividade da natureza" para resolver problemas técnicos.

Existem inúmeros tipos de robôs submarinos, usados em pesquisas científicas, na exploração petrolífera e na instalação e inspeção de cabos submarinos de telecomunicações.

Mas todos são grandes demais para explorar o interior de navios naufragados. E enviar mergulhadores nem sempre é viável, sobretudo pelo risco de entrar em embarcações que podem estar há mais de um século no fundo do mar.

Este é o nicho que o robô-tartaruga pretende ocupar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Veículos
  • Biomecatrônica
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos