Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

RoboBraille converte textos para Braille e voz via e-mail

CORDIS - 02/06/2008


Um serviço gratuito, funcionando a partir de um e-mail, capaz de traduzir um texto em Braille e em gravações de áudio, está ajudando a eliminar o hiato da exclusão digital para pessoas com deficiências visuais e auditivas, dando-lhes acesso rápido e fácil a livros, artigos de notícias e páginas da web.

Convertendo texto em Braille e áudio

Desenvolvido por pesquisadores europeus, o RoboBraille oferece uma solução única para o problema da conversão de texto em Braille e áudio, sem a necessidade de que os usuários operem programas complicados.

"Nós começamos a trabalhar nesse campo há 20 anos, desenvolvendo programas para traduzir texto em Braille, mas nós descobrimos que os usuários achavam os programas difíceis de usar. Nós então procuramos uma solução mais simples," explica Lars Ballieu Christensen, coordenador do projeto.

O resultado é o RoboBraille, um serviço que não exige nenhuma capacidade com um computador além de saber enviar um e-mail.

Anexando o arquivo ao e-mail

Os usuários simplesmente anexam o texto que eles querem traduzir, formatado em um dos inúmeros formatos reconhecidos, de texto comum e documentos do Word a textos em HTML e XML. Eles então enviam o e-mail com o texto para o servidor do RoboBraille.

Programas especiais, conhecidos como agentes de software, começam então automaticamente o processo de tradução do texto em Braille ou sua conversão em um arquivo de áudio por meio de um programa de vocalização.

Português para Braille

"O tipo de saída e o idioma dependem do endereço de e-mail para o qual o usuário envia o texto," explica Christensen. "Um documento enviado para britspeech@robobraille.org será convertido para inglês britânico falado, enquanto um texto enviado para textoparabraille@robobraille.org será traduzido de português para Braille de seis pontos."

O usuário então recebe a tradução de volta em seu e-mail, que pode ser enviado para uma impressora Braille ou um display tátil, um dispositivo conectado ao computador com uma série de pinos que são levantados ou baixados para representar caracteres Braille.

O RoboBraille atualmente consegue traduzir textos escritos em inglês, holandês, italiano, grego e português para Braille e voz. O serviço também consegue lidar com vocalização em francês e lituano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Sites de Pesquisa
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs

Mais tópicos