Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Sonda Rosetta entra em hibernação no espaço profundo

Com informações da ESA - 09/06/2011

Rosetta entra em hibernação no espaço profundo
m 20 de Janeiro de 2014, um temporizador irá acordar a nave adormecida, que irá então enviar um sinal para a Terra, anunciando o seu despertar.
[Imagem: ESA/C. Carreau]

Hibernação espacial

Foi dado ontem o último comando, que colocou a sonda caçadora de cometas Rosetta em hibernação no espaço profundo. Com praticamente todos os sistemas desligados, a sonda estará agora adormecida durante 31 meses, até acordar em 2014, no seu cometa de destino.

O procedimento de ontem marca o fim de uma primeira fase muito bem-sucedida na viagem de 10 anos da Rosetta e o início de um período escuro de hibernação durante o qual todos os instrumentos e quase todos os sistemas de controlo estarão em silêncio.

O sono profundo é necessário devido à enorme distância que a nave está do Sol, levando a que só uma fraca radiação solar atinja os seus painéis solares, o que não chega para a produção de energia elétrica necessária para alimentar os instrumentos da nave.

De agora a Janeiro de 2014, a Rosetta irá viajar sem assistência, em linhas curvas, por milhões de quilômetros de um frio e distante espaço, até ao seu encontro com o cometa 67-P/Churyumov-Gerasimenko.

Aquecimento mínimo

Apenas o computador e alguns aquecedores irão permanecer ativos. Estes serão controlados automaticamente, para garantir que a sonda não congele à medida que a sua órbita a leva na sua viagem de ida e volta dos 660 milhões de quilômetros do Sol até aos 790 milhões de quilômetros, entre agora e 2014.

"Enviamos o comando através da Estação de 70 metros da NASA, a Deep Space Network, em Camberra, na Austrália, garantindo que o sinal era transmitido com energia suficiente para atingir a Rosetta, que está agora a 549 milhões de quilômetros da Terra," disse o Diretor de Operações da ESA, Andrea Accomazzo.

"Iremos monitorar através da estação de 35 metros da ESA, em New Norcia, na Austrália, durante alguns dias, para verificar a ocorrência de problemas, mas não esperamos receber qualquer sinal de rádio antes de 2014. Agora a Rosetta está por sua conta," completou

Despertador automático

Em 20 de Janeiro de 2014, um temporizador irá acordar a nave adormecida, que irá então enviar um sinal para a Terra, anunciando o seu despertar.

Os controladores da missão irão passar várias semanas aquecendo gradualmente e reativando a nave, preparando-a para o encontro com o cometa em Julho de 2014.

Os controladores da missão, no Centro de Operações Espaciais, em Darmstadt, passaram grande parte do último ano preparando-se para a hibernação.

Um modo especial de hibernação foi desenvolvido para a nave pelos engenheiros da EADS Astrium, o principal contratante industrial que construiu a Rosetta, para permitir que esta sobrevivesse à longa distância do Sol, durante a sua viagem.

Todos os instrumentos científicos foram desligados no final de Março. Em Abril e Maio, com a Rosetta orbitando a mais de 600 milhões de quilômetros do Sol, foram feitos testes nos painéis solares para confirmar que estava disponível energia suficiente para a hibernação.

Girar para estabilizar

Depois de receber o comando, a Rosetta começou automaticamente a girar, o que irá estabilizá-la enquanto o controle de posição normal está desligado, durante a hibernação.

Depois do sinal de confirmação do sucesso do início do processo de hibernação, o contato via rádio foi perdido, conforme previsto.

"Com a passagem pelos asteróides Steins em 2008 e Lutécia em 2010, a Rosetta já conseguiu obter excelentes resultados científicos," diz Paolo Ferri, responsável pela Divisão de Operações Solares e Planetárias.

"O processo de hibernação é um passo necessário para que seja atingido o objetivo final. Aguardamos agora por 2014, altura em que a Rosetta irá tornar-se a primeira nave a seguir a vida de um cometa, enquanto este se aproxima do Sol," concluiu.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Robôs Espaciais
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos