Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Roupa espacial para simular missões a Marte pode ser alugada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2012

Roupa espacial marciana pode ser alugada para pesquisas
Embora chamá-la de "espaçonave de vestir" seja um tanto exagerado, seu lado "computador de vestir" faz jus ao nome.
[Imagem: OEWF]

Roupa de simulação

Engenheiros austríacos apresentaram o protótipo de uma roupa espacial para simular missões a Marte e outros destinos espaciais.

Segundo eles, o artefato, chamado Aouda.X, é "tanto uma espaçonave de vestir quanto um computador de vestir".

Seu objetivo é replicar as condições de se vestir uma roupa espacial real em Marte, incluindo peso, pressão e limitações para lidar com o mundo externo.

Embora chamá-la de "espaçonave de vestir" seja um tanto exagerado, seu lado "computador de vestir" faz jus ao nome.

A roupa atende a comandos por gestos, voz e pelo apertar de botões e devolve uma completa telemetria biomédica sobre o estado do "astronauta simulado", além de conseguir "gerenciar os resíduos humanos".

As limitações de movimento e simulação de peso são criadas por um exoesqueleto robótico, devidamente revestido por várias camadas de tecidos e alumínio.

Análogo

O traje espacial simulado não está sendo desenvolvido com vistas a uma viagem real a Marte. O objetivo é criar o chamado "análogo de uma missão", uma replicação na Terra das condições de uma missão real, como a NASA faz durante suas simulações no deserto.

Roupa espacial marciana pode ser alugada para pesquisas
A roupa espacial experimental, que pode chegar a pesar 100 quilogramas quando se incluem todos os aparatos de suporte de vida, está disponível para aluguel.
[Imagem: OEWF]

A Aouda.X é alimentada por baterias de 12 volts que sustentam missões simuladas de 4 a 6 horas, dependendo das condições externas - ela pode operar entre -110°C e +35°C.

A roupa propriamente dita pesa 45 quilogramas, mas quando é incluída a chamada infraestrutura de suporte de vida, o peso total chega aos 100 quilogramas.

Roupa espacial para alugar

O mais interessante é que, se você decidir experimentar a Aouda-X, o Fórum Espacial Austríaco, responsável pelo projeto, planeja alugá-la para arrecadar fundos.

A entidade privada é uma das várias ao redor do mundo que fazem estudos com os chamados análogos de missões espaciais, desenvolvendo tecnologias para futuras explorações espaciais.

"Exceto pelos custos de logística, não há nenhum outro custo para as instituições de pesquisa no caso de uma solicitação de aluguel ser aprovada pelo Fórum Espacial Austríaco," disse a organização.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Marte
  • Sondas Espaciais
  • Foguetes

Mais tópicos