Mecânica

Roupa refrigerada tira calor do corpo sem gastar energia

Roupa refrigerada tira calor do corpo sem gastar energia
As fibras retiram o calor do corpo. [Imagem: American Chemical Society]

Roupas-condicionadas

A substituição dos enormes equipamentos de ar-condicionado por roupas refrigeradas pode trazer mais do que uma economia gigantesca - pode aumentar o conforto das pessoas.

É o que defendem Tingting Gao e seus colegas da Universidade de Maryland, nos EUA.

Segundo eles, se usarem roupas refrigeradas, as pessoas poderão desfrutar do conforto onde quer que estiverem, e não apenas dentro dos ambientes dotados de ar-condicionado.

Para tornar isso uma realidade, eles criaram um novo tipo de tecido cujas fibras são feitas com uma mistura de álcool polivinílico e um composto químico à base de nitreto de boro, um material que é um bom condutor de calor.

Testes feitos para simular o material sobre a pele humana mostraram que o compósito é de 1,5 a 2 vezes mais eficiente em retirar o calor do corpo do que o álcool polivinílico puro ou os tecidos de algodão, respectivamente.

Fabricar roupas com esses fios nanocompósitos poderia ajudar a manter os usuários confortáveis e reduzir a necessidade de esfriar edifícios inteiros, dizem os pesquisadores.

Bibliografia:

Three-Dimensional Printed Thermal Regulation Textiles
Tingting Gao, Zhi Yang, Chaoji Chen, Yiju Li, Kun Fu, Jiaqi Dai, Emily M. Hitz, Hua Xie, Boyang Liu, Jianwei Song, Bao Yang, Liangbing Hu
ACS Nano
DOI: 10.1021/acsnano.7b06295




Outras notícias sobre:

Mais Temas