Plantão

Rússia e EUA fazem acordo sobre estação espacial e Marte

Com informações da Agência Brasil - 30/03/2015

A Rússia e os Estados Unidos pretendem criar, em conjunto, uma nova estação espacial a partir de 2024.

"A Roscosmos e a Nasa [agência espacial dos Estados Unidos] vão trabalhar em conjunto no programa da futura estação orbital, um projeto aberto a todos os países que pretendam juntar esforços", disse Igor Komarov, chefe da Roscosmos, a agência espacial russa.

As duas agências espaciais concordaram em prolongar até 2024 o serviço da atual Estação Espacial Internacional.

A Rússia e os Estados Unidos também concordaram em unificar as normas técnicas dos sistemas de acoplagem das suas naves espaciais.

Já o administrador da Nasa, Charles Bolden, anunciou que a Rússia e os Estados Unidos pretendem criar um roteiro de programas de voo a Marte.

Bolden não detalhou se haverá uma missão tripulada única.

Recentemente a Nasa anunciou um projeto de captura de um pedaço de asteroide que servirá também como programa de treinamento para uma missão tripulada a Marte.

Aparentemente, o vigoroso programa espacial chinês fez com que as duas agências se juntassem para que não sejam deixadas para trás na nova "corrida planetária" que se avizinha.