Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Sala da Inovação quer simplificar incentivos à tecnologia

MCT - 08/11/2010


Via Crucis

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, inauguraram na última nesta sexta-feira, em São Paulo, a Sala de Inovação.

O local pretende ser um canal do governo, reunindo três ministérios para negociação e articulação de projetos de inovação tecnológica no setor industrial.

Com a Sala de Inovação, as empresas não mais precisarão percorrer um calvário de ministérios, secretarias e autarquias para solicitar financiamento, subvenção ou inventivo fiscal a projetos de inovação.

Os pedidos e as negociações serão todos feitos diretamente nesse ambiente, encurtando prazos e evitando superposições.

Sala de Inovação

A Sala de Inovação concentrará atribuições dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Educação. Quando necessário, o projeto poderá passar pelo Ministério da Fazenda.

A iniciativa da Sala de Inovação é uma conquista do programa Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), da CNI, que tem como principal objetivo duplicar, em quatro anos, o número de empresas inovadoras. Desde sua criação, em 2008, o programa solicita interlocução mais rápida e fácil entre empresas e governo.

A última Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec), elaborada pelo IBGE e divulgada em outubro, revela que o número de indústrias que praticam inovação sob alguma forma subiu de 34,4%, no período de 2003 a 2005, para 38,6% entre 2006 e 2008.

Isso significa que, das 106,8 mil empresas consultadas, 41,3 mil implementaram produto e/ou processo novo no período.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos