Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

São Paulo desativará prédios públicos para implantar centro tecnológico

Com informações da Agência Brasil - 08/11/2019


Centro Internacional de Tecnologia e Inovação

O governo do Estado de São Paulo detalhou planos para instalar grandes distritos de inovação na capital.

Serão desativados o Centro de Detenção Provisória do bairro de Pinheiros e a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) para construção de um polo de desenvolvimento tecnológico.

"No primeiro semestre de 2020, nós já teremos o Centro Internacional de Tecnologia e Inovação [CITI] funcionando na sua primeira etapa, onde hoje está o IPT [Instituto de Pesquisas Tecnológicas]", disse o governador João Dória durante a apresentação do projeto, batizado de Vale do Silício Urbano - o Vale do Silício é uma região do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que concentra empresas de tecnologia, como Apple, Facebook e Google.

Nas duas fases iniciais do projeto serão disponibilizados prédios do próprio governo estadual, próximos da Universidade de São Paulo (USP), para a instalação de empresas privadas. Nessa etapa, que deve entrar em funcionamento até abril de 2020, as desenvolvedoras de tecnologia poderão se instalar em 70 prédios do IPT, com uma área total de 300 mil metros quadrados.

"Estamos abrindo esse espaço para que a sociedade, as startups, as grandes empresas, os centros de tecnologia e inovação ocuparem isso conosco," disse a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, que destacou que o espaço estava subutilizado. Também serão abertos à iniciativa privada 86 mil metros quadrados em imóveis do próprio governo em uma área próxima.

Próximas etapas

A terceira etapa prevê a desativação do Cadeião de Pinheiros. O complexo tem três unidades com 4,6 mil pessoas, que deverão ser previamente transferidas para outras penitenciárias.

Somados os imóveis da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), o governo pretende disponibilizar nessa região 182 mil metros quadrados para as companhias de tecnologia.

Como já havia sido anunciado, o projeto prevê ainda o fim das atividades da Ceagesp na região, mas ainda não se sabe para onde o entreposto será transferido. A sede atual tem 630 mil metros quadrados.

A previsão é que todo o projeto demore de quatro a seis anos para ser concluído. "É um projeto que começou há três anos, e o ciclo completo é de 10 anos," ressaltou Patrícia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Inovação nas Empresas
  • Internet das Coisas
  • Microeletrônica

Mais tópicos