Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Satélite brasileiro poderá aumentar segurança de dados do governo

Com informações da Agência Brasil - 05/09/2013


A construção do primeiro satélite geoestacionário brasileiro poderá aumentar a segurança do tráfego de dados importantes no país, que passarão a ser criptografados.

Segundo o presidente da Telebras, Caio Bonilha, um dos objetivos do desenvolvimento do satélite é proteger as redes por onde passam informações sensíveis do governo federal.

"Vamos trabalhar com algoritmos e criptografia próprios, desenvolvidos pelo próprio governo, de maneira que os dados sensíveis que vão transitar no nosso satélite vão ser praticamente invioláveis", disse.

O projeto de construção do satélite tem custo estimado em R$ 1 bilhão. A expectativa do governo é colocar o satélite em órbita em 2014.

A expansão da internet de banda larga popular em mais de 2 mil municípios que não são atendidos por via terrestre é outro objetivo da construção do novo satélite no Brasil.

Para Bonilha, o fato de o país não ter um satélite próprio faz com que o governo não tenha controle do equipamento. "Isso é um problema de segurança em determinadas situações críticas", avaliou. Ele considera "recorde" o tempo desde o início da concepção do projeto, em 2011, até hoje.

A responsabilidade do satélite é da Visiona Tecnologia, constituída pela Embraer e pela Telebras, que já está negociando os contratos com a Thales Alenia, escolhida para construção do satélite, e a Arianespace, que cuidará do lançamento.

Segundo Bonilha, além do preço, as condições de transferência de tecnologia foram consideradas como critério para a escolha da empresa responsável pela construção.

Satélite militar brasileiro

Outra área importante a ser atendida é a militar, que atualmente usa satélites estrangeiros para trafegar suas operações.

As denúncias de violação de telefonemas e transmissão de dados de empresas e cidadãos brasileiros tornaram-se o principal argumento para reforçar a tese da necessidade de o Brasil ter também seu próprio satélite de comunicação militar.

O projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) está em licitação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Transmissão de Dados
  • Software Livre
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos