Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Satélite CBERS-3 é levado para base de lançamento

Com informações do INPE - 30/10/2013

Satélite CBERS-3 é levado para base de lançamento
Brasil e China criaram o Programa CBERS para juntar esforços pela capacitação na área de observação da Terra - este [e o quarto satélite da série.
[Imagem: CBERS/INPE]

O CBERS-3, quarto satélite da parceria entre Brasil e China, foi transportado do centro espacial de Pequim para a base de lançamento de Taiyuan (TSLC).

O Programa CBERS (sigla em inglês para Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) no Brasil é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e, na China, pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST).

No centro técnico do TSLC, os especialistas do INPE e da CAST farão a integração dos módulos de serviço e de carga útil do satélite, que serão submetidos novamente a testes elétricos para verificar se não houve danos durante o transporte. Em seguida serão realizadas as atividades de preparação final do satélite e a instalação do painel solar.

"Ao término destas atividades será realizada a Revisão de Prontidão do Satélite (SRR), que autoriza o enchimento dos tanques de combustível do satélite", explica Antônio Carlos de Oliveira Júnior, engenheiro do INPE.

Com os tanques cheios, o satélite será transferido para a torre de lançamento e acoplado ao foguete Longa Marcha-4 para a realização dos testes de pré-lançamento.

O lançamento do CBERS-3 está previsto para a primeira quinzena de dezembro.

Programa CBERS

Em 1988, Brasil e China criaram o Programa CBERS para juntar esforços pela capacitação na área de observação da Terra. Já foram lançados três satélites - CBERS-1, em 1999, CBERS-2, em 2003, e CBERS-2B, em 2007.

Imagens de satélites são fundamentais para coletar, de forma rotineira e consistente, informações sobre a superfície da Terra, como as necessárias para avaliar mudanças globais, as florestas, a evolução do agronegócio, estudos urbanos e costeiros.

A observação a partir do espaço é ainda mais importante para países de dimensões continentais, como o Brasil e a China.

Os satélites também são essenciais para obter informação de forma rápida sobre eventos cuja localização e ocorrência é de difícil previsão ou acesso, como desastres naturais (enchentes, por exemplo), ou produzidos pelo homem (queimadas, poluição causada por derramamento de óleo no mar).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos