Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Satélite Glória tem lançamento adiado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/02/2011

Satélite Glória tem lançamento adiado
Os dados do satélite Glória permitirão aos cientistas entenderem melhor como o Sol e as minúsculas partículas atmosféricas chamadas aerossóis afetam o clima da Terra.
[Imagem: NASA]

O satélite ambiental Glória, que levará o nome do Site Inovação Tecnológica ao espaço, teve seu lançamento adiado.

A central de comando recebeu uma falsa indicação sobre o estado do foguete cerca de 15 minutos antes do lançamento.

Um adiamento normal de um dia não foi suficiente para detectar o problema, e a NASA decidiu suspender a missão temporariamente.

Controle do foguete

O comando inesperado saiu da central de controle móvel, que dá apoio ao lançamento do foguete Taurus XL, que levará o Glória ao espaço. Esta central fica estacionada a alguns quilômetros da plataforma de lançamento.

O problema ainda não foi isolado, e os engenheiros continuam rastreando a possível avaria no foguete ou um defeito no sistema de controle.

A próxima oportunidade de lançamento do satélite Glória ocorrerá no início de Março.

"O Glória está bem," disse Fafaul Bryan, gerente do projeto. "Nós vamos manter um recarregamento lento das baterias até que tenhamos uma nova data de lançamento."

Balanço energético do planeta

Os dados da missão Glória permitirão aos cientistas entenderem melhor como o Sol e as minúsculas partículas atmosféricas chamadas aerossóis afetam o clima da Terra.

Os aerossóis e a energia solar influenciam o chamado "balanço energético do planeta" - a quantidade de energia que entra e sai da atmosfera terrestre.

Uma medição precisa desses impactos é importante para antecipar mudanças futuras no clima e como elas poderão afetar a vida na Terra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Satélites Artificiais
  • Monitoramento Ambiental
  • Foguetes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos