Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Seda conserva frutas frescas sem refrigeração

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/05/2016

Seda mantém frutas frescas sem refrigeração
O revestimento de seda altera apenas ligeiramente a cor dos frutos.
[Imagem: B. Marelli et al. - 10.1038/srep25263]

Frutas frescas, não geladas

Metade das frutas e hortaliças do mundo são perdidas na cadeia de abastecimento alimentar sem chegar aos consumidores, devido principalmente à deterioração prematura desses alimentos perecíveis, de acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Engenheiros da Universidade Tufts, nos EUA, apresentaram uma tecnologia que poderá ajudar a diminuir esse desperdício, permitindo que as frutas fiquem frescas por mais de uma semana mesmo na ausência total de refrigeração.

A solução está em um composto inodoro, biocompatível e comestível, feito a partir da seda, que pode ser aplicado sobre as frutas, ficando praticamente invisível.

Fibroína de seda

Sua estrutura cristalina única torna a seda um dos materiais mais resistentes da natureza. Também já se sabia que a fibroína, uma proteína insolúvel encontrada na seda, tem uma notável capacidade de estabilizar e proteger outros materiais, sendo ainda biocompatível e biodegradável - ela está sendo testada, por exemplo, em implantes cerebrais.

Benedetto Marelli e seus colegas mergulharam morangos e bananas recém-colhidos em uma solução de 1% de fibroína de seda, repetindo esse processo de revestimento até quatro vezes.

Em seguida, os frutos revestidos foram tratados com quantidades variáveis de tempo com vapor de água sob vácuo (recozimento a água) para criar diferentes porcentagens de folhas cristalinas no revestimento. Quanto maior o tempo de exposição, maior foi a porcentagem das chamadas folhas-beta que se formaram, e mais robusto o revestimento de fibroína - o revestimento variou de 27 a 35 micrômetros de espessura.

Seda mantém frutas frescas sem refrigeração
Comparação de deterioração visual e de consistência.
[Imagem: B. Marelli et al. - 10.1038/srep25263]

Frutas conservadas sem refrigeração

As frutas - os pesquisadores testaram bananas e morangos - foram então armazenadas a temperatura ambiente. Sete dias depois, as revestidas com a camada mais espessa de fibroína ainda estavam suculentas e firmes, enquanto as frutas não revestidas já estavam desidratadas e descoloridas.

Os testes mostraram que o revestimento de seda prolonga o frescor retardando a respiração dos frutos, mantendo a firmeza dos frutos e evitando seu apodrecimento.

Bibliografia:

Artigo: Silk Fibroin as Edible Coating for Perishable Food Preservation
Autores: B. Marelli, M. A. Brenckle, D. L. Kaplan, F. G. Omenetto
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 6: 25263
DOI: 10.1038/srep25263
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biotecnologia
  • Refrigeração
  • Polímeros
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos