Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Inmetro lança Selo Ruído para liquidificadores, secadores e aspiradores

Com informações da Agência Brasil - 21/02/2014

Inmetro lança Selo Ruído para liquidificadores, secadores e aspiradores
Quanto maior o número indicativo (2, nesta ilustração) maior é o ruído emitido pelo aparelho.
[Imagem: Inmetro]

A partir de agora, liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó deverão ser fabricados ou importados com o novo Selo Ruído do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O objetivo é diminuir o excesso de ruído emitido pelos eletrodomésticos e estimular a indústria a fabricar aparelhos mais silenciosos.

O novo selo colorido, que terá a marca do Inmetro e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), vai classificar o ruído emitido pelos eletrodomésticos de 1 (mais silencioso) a 5 (mais barulhento) e deverá estar colado na embalagem para informar ao consumidor a potência sonora do produto.

O selo indica de forma simples o nível de ruído para que o consumidor possa escolher os aparelhos mais silenciosos.

Atualmente já existe uma indicação nos produtos, mas que apontam apenas o número de decibéis emitidos, o que não é muito bem compreendido pelos consumidores.

"É uma nova forma de apresentar de modo mais didático e útil a informação para o consumidor, que poderá fazer uma compra mais consciente. A ideia também é incentivar a indústria a produzir aparelhos mais silenciosos sem que percam a potência", disse Leonardo Rocha, do Inmetro.

Barulho de eletrodomésticos

Segundo o instituto, os aparelhos estão atualmente dentro dos níveis aceitáveis de barulho e não fazem mal à saúde. A nova medida visa a trazer mais conforto ao cidadão.

O Inmetro vai fiscalizar os fabricantes e as importações, impedindo a entrada de mercadorias irregulares no país. A empresa que descumprir a regra será punida por meio de multa e apreensão da mercadoria. Em breve, os produtos com o novo selo chegarão às lojas. O estoque antigo poderá ser mantido no mercado até agosto de 2016.

Nos próximos dois anos, o Inmetro, em parceria com o Ibama, vai estudar a implantação da classificação sonora para máquinas de lavar e aparelhos de ar condicionado.

O instituto destaca que o consumidor tem importante papel nas regulamentações, enviando sugestões e relatos, por meio da Ouvidoria (0800 285 1818) ou do site do Inmetro, quando estiver incomodado com o ruído ou com a segurança de qualquer produto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metrologia e Padronização
  • Monitoramento Ambiental
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos