Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Semana de ciência e tecnologia começa em todo o país

Com informações da Agência Brasil - 16/10/2018


Ciência contra a desigualdade

Eventos em mais de 1.200 municípios estão tratando da importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento nacional.

As iniciativas ocorrem no âmbito da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

As atividades vão envolver institutos de pesquisa, universidades, escolas e empresas de diversos ramos da economia com o objetivo de estimular o interesse de estudantes em inovação e pesquisa.

A Semana Nacional escolheu como tema deste ano "Ciência para a Redução de Desigualdades". Segundo a coordenadora da iniciativa e diretora do Departamento de Políticas e Programas para Inclusão Social, Sônia da Costa, o objetivo foi chamar a atenção para a necessidade de fazer com que a produção científica do país seja menos concentrada no centro-sul do país e mais espalhada pelas regiões.

"Cada vez mais a gente vê o aumento das desigualdades regionais. Apesar dos esforços de programas de governo voltados ao Norte e Nordeste, a gente vê que os editais acabam sendo voltados aos proponentes do Sudeste e Sul. É importante trabalhar a questão da popularização da ciência sob o aspecto de qualificar projetos, de que existem várias possibilidades de acesso para reduzir as desigualdades regionais, sociais, econômicas, gênero e raça", comentou a coordenadora.

A diretora citou como exemplo o conceito de tecnologias sociais, inovações de baixo custo formuladas por unidades de pesquisa cujo desafio é a implantação desses conhecimentos em todas as regiões do país. É o caso, entre eles, da captação de energia solar.

A programação, espalhada por cidades de diversos estados, pode ser consultada no site oficial do evento (http://snct.mctic.gov.br/semanact/opencms/index.html). A consulta pode ser realizada também por meio do aplicativo Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, disponíveis em lojas de apps.

O principal evento ocorre em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, onde uma estrutura foi montada com stands de diversos órgãos de pesquisa. Interessados podem ver simuladores de navegação e de aeronaves, conferir experimentos, ter acesso a aulas sobre temas variados como gastronomia e programação e assistir a palestras sobre temas diversos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Aviões
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos