Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Começa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012

Com informações do MCTI - 15/10/2012


Igualdade verde

O tema "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza" mobiliza instituições de todo o país com a realização da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O evento, que começou nesta segunda-feira (15), vai até domingo (21).

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o objetivo do evento será discutir em escolas, universidades, comunidades e locais públicos os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

O tema principal é escolhido pelo Ministério com base em sugestões e consultas a instituições e entidades parceiras na organização.

Durante o evento são promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com o tema, com debates sobre as estratégias e as mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um modelo de desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.

"As pesquisas científicas e tecnológicas, os intercâmbios científicos e o uso generalizado e aberto dos dados e resultados científicos são fatores essenciais para enfrentar estes desafios, tendo em vista os limites naturais do planeta e a necessidade de estruturas socioeconômicas renovadas. Por outro lado, uma educação de qualidade é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável", afirmou Raupp.

Popularizar a ciência

Criada em 2004, a SNCT busca popularizar a ciência e mostrar sua importância para o desenvolvimento, além de despertar na população a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Desde a primeira edição, a semana nacional obtém participação crescente de estudantes, professores, instituições e municípios.

Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros.

A 9ª SNCT terá atividades em todas as regiões do país, mobilizando diversos parceiros como universidades, instituições de pesquisa, escolas, empresas públicas e privadas, governo e entidades da sociedade civil.

A programação completa do evento nas diversas cidades do país pode ser vista no endereço http://semanact.mct.gov.br.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Sites de Pesquisa
  • Edifícios Inteligentes
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos