Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sensor revolucionário monitora alimentos em tempo real

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2023

Sensor revolucionário monitora alimentos em tempo real
Protótipo do sensor capacitivo.
[Imagem: Koç University]

Sensor de alimentos

Se você precisar de um sensor para lhe mostrar quando um alimento em uma embalagem industrial fica impróprio para consumo, poderá escolher entre dezenas de protótipos já desenvolvidos.

Com tanta concorrência, Emin Istif e colegas da Universidade de Koç, na Turquia, sabiam que, se quisessem ter sucesso, teriam que apresentar algo que realmente fizesse a diferença.

E eles parecem ter conseguido.

O sensor construído pela equipe é pequeno (2 x 2 cm), faz medições em tempo real, transmite os resultados para um aplicativo no celular e ainda faz tudo isso sem precisar de baterias.

Enquanto as soluções existentes se concentram na mudança de cor dos alimentos, este novo sensor, pela primeira vez, oferece um método de medição capacitivo, eliminando as principais desvantagens encontradas nos dispositivos resistivos, como sensibilidade à umidade e dados incorretos devido à distância.

Sensor revolucionário monitora alimentos em tempo real
Diagrama e protótipo do sensor de qualidade de alimentos.
[Imagem: Emin Istif et al. - 10.1038/s43016-023-00750-9]

No supermercado ou em casa

A tecnologia de comunicação de campo próximo (NFC) garante a comunicação sem fios e o funcionamento do sensor sem suprimento local de energia.

Assim, além de permitir o monitoramento contínuo das prateleiras pelos estabelecimentos de venda, os consumidores poderão checar o frescor do alimento antes de colocá-lo no carrinho - ou posteriormente, já na geladeira de casa, tudo pelo telefone celular.

Se você continua precisando do sensor, os pesquisadores afirmam que este já está disponível para ser licenciado para a indústria.

Bibliografia:

Artigo: Miniaturized wireless sensor enables real-time monitoring of food spoilage
Autores: Emin Istif, Hadi Mirzajani, Çagdas Dag, Fariborz Mirlou, Elif Yaren Ozuaciksoz, Cengiz Cakir, Hatice Ceylan Koydemir, Iskender Yilgor, Emel Yilgor, Levent Beker
Revista: Nature Food
DOI: 10.1038/s43016-023-00750-9
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Saúde e Reabilitação
  • Transmissão de Dados
  • Biotecnologia

Mais tópicos