Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sensores sem fios vão aprimorar agricultura de precisão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/10/2008

Sensores sem fios vão aprimorar agricultura de precisão
Sensores de solo sem fios (à direita) vão ajudar na agricultura de precisão. À esquerda pode-se ver a placa responsável pelo processamento dos dados coletados pela rede de sensores.
[Imagem: Bob Elbert/Iowa State University]

Engenheiros da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, estão tentando levar ao extremo o conceito de agricultura de precisão. Eles desenvolveram uma nova família de sensores capazes de coletar dados de áreas agrícolas e transmiti-los para uma central de processamento que poderá acionar sistemas de irrigação e adubação automatizados.

Umidade, temperatura e micronutrientes

Os primeiros sensores desenvolvidos pela equipe do professor Ratnesh Kumar capturam - e transmitem por meio de conexões sem fios - dados sobre a umidade do solo, mas logo poderão receber os circuitos necessários para capturar informações como temperatura e conteúdo de micronutrientes.

O objetivo é construir sensores pequenos que possam ficar enterrados no solo, transmitindo seus dados sem precisar de antenas externas. Desta forma, sua operação não atrapalhará o trabalho normal na lavoura, que poderá continuar sendo feito como é hoje, inclusive com o trânsito de máquinas.

Os protótipos medem 5 centímetros de largura por 10 centímetros de comprimento e contêm as antenas desenhadas no próprio circuito.

Rede de sensores agrícolas

Os sensores também transmitem informações sobre sua localização precisa. Assim eles podem ser localizados rapidamente caso seja necessário mudá-los de lugar ou substituir suas baterias.

A rede de sensores agrícolas funciona com um espaçamento de 25 a 50 metros entre cada sensor, que pode ser enterrado a até 30 centímetros de profundidade. Os dados são enviados continuamente para um computador central, cujo software se encarrega de emitir os alertas necessários.

Agricultura de precisão

Além de ajudar na agricultura de precisão, a nova rede de sensores também poderá ajudar os pesquisadores a entender melhor como a água se move ao longo de um campo, prevendo a dispersão de micronutrientes que, em excesso, podem ser danosos ao meio ambiente. "Se os nutrientes estão acima do que é necessário eles não ajudam no rendimento da lavoura, eles simplesmente vazam para o meio ambiente," diz Kumar.

"Um dos desafios da agricultura de precisão é a coleta de dados com uma resolução alta o suficiente para que você possa tomar boas decisões. Estes sensores fornecerão dados com resolução muito alta para produtores e pesquisadores. Eles poderão nos dar uma outra camada de dados para explicar as diferenças na produtividade e nos ajudar a tomar melhores decisões gerenciais," completa Stuart Birrell, outro membro da equipe.

Agora os pesquisadores vão trabalhar na diminuição dos custos dos sensores, que foram construídos em escala de laboratório, para verificar a viabilidade econômica de sua colocação no mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Internet das Coisas
  • Transmissão de Dados
  • Robôs Industriais

Mais tópicos