Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Sete para subir: ônibus espacial Endeavour será lançado sábado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/07/2009

Sete para subir: ônibus espacial Endeavour será lançado sábado

[Imagem: NASA]

Recomeçou nesta quarta-feira a contagem regressiva para o lançamento do ônibus espacial Endeavour. A missão STS-127, cujo principal objetivo é o término da instalação do laboratório espacial japonês Kibo, deveria ter começado em 17 de Junho, mas foi adiada por um vazamento de hidrogênio no sistema de abastecimento do tanque principal do ônibus espacial.

Válvulas e janelas fechadas

Os testes indicaram que as válvulas de retenção do hidrogênio foram consertadas, embora a NASA não tenha divulgado o defeito específico que causou este que foi o segundo problema do mesmo tipo em três lançamentos.

Mesmo com o problema sanado, o início da missão teve que aguardar a abertura da janela de lançamento, que ficou fechada por um evento conhecido como ângulo beta solar.

Maior missão da história

Os sete astronautas da missão chegaram ontem ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Mark Polansky é o comandante da missão, que inclui ainda o piloto Doug Hurley e os astronautas Dave Wolf, Christopher Cassidy, Tom Marshburn, Tim Kopra e Julie Payette.

Juntos, eles serão responsáveis pela maior missão já feita à Estação Espacial Internacional que, durante os 16 dias de sua duração, contará com 13 pessoas a bordo - os sete astronautas da Endeavour mais os seis da tripulação permanente da ISS. Serão feitas cinco caminhadas espaciais nesse período.

O lançamento do ônibus espacial Endeavour está programado para o próximo sábado, dia 11/07, às 20h39, no horário de Brasília.

Restante da Esperança

O principal objetivo da missão STS-127 é a instalação de um laboratório externo, ligado ao módulo japonês Kibo (Esperança). Essa espécie de varanda espacial terá seu próprio braço robótico e será capaz de manusear equipamentos e experimentos científicos entre os lados interno e externo do laboratório, dispensando as demoradas caminhadas espaciais.

Veja todos os detalhes da missão e a agenda dos astronautas na matéria Vai começar a maior missão já feita à Estação Espacial Internacional.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Hidrogênio
  • Foguetes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos