Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Simulador de navio treinará operadores em situações de risco

Com informações da Agência USP - 21/04/2012

Simulador de navio treinará operadores em situações de risco
O simulador inclui dados dos navios, da operação e das condições ambientais dos locais onde é realizado o transbordo de petróleo.
[Imagem: Marcos Santos]

Operação de alívio

Com tecnologia 100% nacional, engenheiros da Escola Politécnica da USP desenvolveram um Simulador Virtual Offshore para treinamento de operadores de navios que atuam em operações de alívio de petróleo - transferência de óleo da plataforma para o navio petroleiro.

O sistema reproduz, virtualmente e com exatidão, as dificuldades de uma embarcação petroleira em alto mar, como condições de tempo, ondas, ventos e correntes marítimas.

Uma operação de alívio pode durar um dia inteiro, ou seja, em uma operação completa pode haver inversões de direção de ondas e ventos, chuvas etc.

Isso exige precisão e segurança, o que impõe grande exigência no treinamento dos operadores.

Evolução dos simuladores

Segundo o professor Eduardo Aoun Tannuri, o projeto resulta de uma parceria da USP com a Transpetro.

"O simulador foi desenvolvido para atender as necessidades da empresa, que já possui em sua sede, no Rio de Janeiro, três outros equipamentos semelhantes a este, também desenvolvidos e construídos em nossos laboratórios", lembra Tannuri.

O simulador offshore incorpora a tecnologia desenvolvida em outro projeto, o Simulador de Navegação de Comboios Fluviais concebido para treinar operadores de embarcações de transporte de combustíveis na hidrovia Tietê-Paraná.

Ambos utilizam modelos matemáticos que são resultado de estudos de mais de 20 anos. "Uma das principais evoluções deste novo simulador é em relação ao grau de qualidade gráfica", conta o professor.

Simulador de navio treinará operadores em situações de risco
O sistema completo do simulador inclui três grandes telas e uma bancada com todos os controles de um navio petroleiro, reproduzindo com fidelidade a cabine da embarcação.
[Imagem: Marcos Santos]

Simulador de navio

O sistema completo do simulador inclui três grandes telas e uma bancada com todos os controles de um navio petroleiro, reproduzindo com fidelidade a cabine da embarcação.

Ao todo, são cinco manches e um joystick que permitem ao operador o controle de posicionamento do navio.

O sistema tem capacidade para simular todas as condições possíveis de mar e de tempo, como chuvas, altura de ondas, etc. "Além disso, o programa também permite que sejam simuladas avarias no navio para que o operador tome decisões rápidas e acertadas", descreve Tannuri.

O programa inclui modelos virtuais de três gerações de navios petroleiros da Petrobras: Ataulfo Alves, Stavanger e os novos navios que irão operar na Bacia de Santos.

Além dos navios, o simulador offshore possui modelos virtuais das plataformas da Petrobras P-50, P-35, localizadas a mais de 100 quilômetros da costa, e de monoboias, que são pequenas estações de alivio de petróleo que ficam mais próximas ao litoral.

Além dos modelos matemáticos dos navios e plataformas, que estão inseridos no software, o sistema também possui parâmetros ambientais dos locais simuladas. "Isso foi possível graças aos dados meteorológicos disponibilizados pela própria Petrobras. São modelos matemáticos robustos e com informações de longos espaços de tempo que estão inseridas no modelo virtual", informa Tannuri.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Simuladores
  • Realidade Virtual
  • Veículos
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos