Eletrônica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/12/2012

Simulador de eletricidade cria transístor quântico
Simulador de eletricidade usa átomos de lítio passando através de um condutor repleto de gás ultrafrio.
[Imagem: Brantut et al./Science]

Eletricidade de átomos

Cientistas suíços conseguiram pela primeira simular uma das mais importantes propriedades da matéria sólida: a condução elétrica.

Para isso eles usaram átomos de lítio fluindo em um gás ultrafrio.

Gases atômicos podem fornecer informações importantes sobre o estado quântico da matéria porque, ao contrário dos elétrons fluindo em um sólido, as interações entre átomos ultrafrios podem ser controlados precisamente usando lasers e campos magnéticos.

Os estudos que serão possíveis com o novo simulador são de particular importância para a miniaturização dos componentes eletrônicos, onde os efeitos quânticos começam a desempenhar um papel fundamental.

Outros experimentos que os cientistas planejam fazer com o simulador de corrente elétrica é com respeito à supercondutividade, quando a eletricidade flui por um material sem qualquer resistência.

O experimento básico consiste em um tubo com gás - o canal de condução - medindo 30 micrômetros de comprimento por 18 micrômetros de largura.

O canal de condução é criado por um feixe de laser, que faz com que os átomos de silício fluam, correndo pelo canal "sem qualquer desordem ôhmica", segundo os pesquisadores.

Simulador de eletricidade cria transístor quântico
Transístor quântico de átomos: "Nós agora poderemos testar os conceitos da eletrônica quântica."
[Imagem: Stadler et al./Nature]

Transístor quântico

Mas este foi apenas o começo.

Quando se dispõe de um canal de condução por onde a "eletricidade simulada" pode fluir de forma controlada, criar um transístor é um passo.

Um passo que Tilman Esslinger e seus colegas do Instituto de Eletrônica Quântica de Zurique, na Suíça, deram rapidamente.

Usando lasers adicionais, eles criaram um transistor que controla não o fluxo de elétrons, mas o fluxo dos átomos de lítio.

O tamanho do tubo também teve que ser ampliado ligeiramente - ele agora mede 200 micrômetros de comprimento por 20 micrômetros de largura.

"Nós agora poderemos testar os conceitos da eletrônica quântica," disse Esslinger.

Mais do que isso, eles poderão testar a supercondutividade com um novo nível de controle, uma vez que o fenômeno poderá ser ligado e desligado à vontade, e não apenas fluindo de forma contínua.

Abaixo de uma certa temperatura, alguns materiais tornam-se supercondutores. Os cientistas suspeitam que esse comportamento é induzido por efeitos quânticos, embora ainda não haja uma explicação cabal sobre o assunto.

Artigo: Conduction of Ultracold Fermions Through a Mesoscopic Channel