Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Simulador gratuito projeta robô que evolui

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/09/2016

Simulador gratuito projeta robô que evolui
Este robô foi inteiramente gerado, projetado e construído a partir do simulador gratuito.
[Imagem: Robogen/Divulgação]

Robôs que evoluem

"Em última análise, os robôs poderão ser capazes de gerar os seus próprios valores e desejos e, em certo sentido, terem suas próprias mentes."

A afirmação corajosa e desafiadora é do professor Eors Szathmáry, do Centro Parmênides para Fundamentos Conceituais da Ciência, em Munique, na Alemanha.

E não se trata apenas de ideias: Szathmáry é coordenador do projeto europeu Insight, que está adotando uma abordagem multidisciplinar para entender a cognição humana e aplicar as descobertas em sistemas de inteligência artificial.

Um dos frutos desse esforço é o Robogen, um simulador gratuito, de código aberto, que permite aplicar conceitos evolutivos para o desenvolvimento de corpos e de cérebros robóticos.

O objetivo completo do projeto é que qualquer pessoa possa usar o programa, projetar as peças necessárias para construir seu robô e fabricá-las usando uma impressora 3D.

Neurodinâmica darwiniana

A ideia de desenvolvimento de uma mente robótica foi reforçada depois que a equipe usou o simulador para testar hipóteses que aplicam a teoria darwiniana da evolução ao desenvolvimento cognitivo humano.

"As profundas semelhanças entre o pensamento e a evolução nos levaram a levantar a hipótese de que as adaptações cognitivas - obtidas pela seleção natural neuronal - são realizadas em tempo real nas redes neuronais do cérebro humano durante toda a vida. Nós chamamos este processo de neurodinâmica darwiniana," explica Szathmáry.

Depois de testar suas hipóteses em culturas de células, animais de laboratórios, voluntários humanos e robôs, e comparar os resultados com o simulador robótico, a equipe está chegando a conclusões impressionantes.

"Ao contrário da seleção artificial, que diz 'Esta é a sua função, isto é o que você deve evoluir', nós descobrimos que um robô pode se desenvolver do seu próprio jeito," diz o pesquisador.

Inteligência artificial

"As implicações desta pesquisa são de longo alcance," garante a equipe. "Uma reviravolta interessante pode ser que os processos evolucionários que acontecem no cérebro podem ser ainda mais poderosos do que na natureza, já que eles são modificados e guiados pela aprendizagem. Embora grande parte disto ainda seja especulativo - é necessário refinar e aperfeiçoar os modelos - o projeto começou a colocar carne sobre os ossos de uma teoria que pode um dia levar à autoaprendizagem das máquinas, sistemas de tradução mais inteligentes e transformar o ensino e a resolução de problemas."

Enquanto isso, os interessados podem fazer seus próprios testes no site do Robogen, no endereço www.robogen.org.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Simuladores
  • Inteligência Artificial
  • Robôs
  • Software Livre

Mais tópicos