Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Sistema prevê falhas, quebras e desgastes em equipamentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/12/2008

Sistema prevê falhas, quebras e desgastes em equipamentos

[Imagem: Gary Me]

Manutenções preventivas programadas são a melhor forma de manter os equipamentos industriais funcionando e diminuir as chances de quebras repentinas que venham interromper o processo produtivo e causar grandes prejuízos.

O problema com essa prática, contudo, é que as manutenções preventivas tendem a ser conservadoras demais, parando as máquinas antes que fosse realmente necessário e trocando peças antes que as velhas estivessem totalmente desgastadas. Isso ocorre porque o preço a pagar pelo erro é muito elevado, e nenhum engenheiro de manutenção vai se arriscar a ganhar uma semana de um único equipamento correndo o risco de parar a produção inteira.

Sistema de manutenção preventiva

Esse dilema agora pode estar com seus dias contados. Um novo sistema preventivo, desenvolvido no Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, promete predizer com precisão a degradação e o tempo de vida útil restante de equipamentos mecânicos e eletrônicos, otimizando as operações de manutenção e a logística das peças de reposição.

O professor Nagi Gebraeel desenvolveu modelos que utilizam dados coletados em tempo real por sensores instalados nos equipamentos, revisando continuamente a vida útil restante dos diversos equipamentos.

Sensores para equipamentos industriais

"Avanços recentes na tecnologia dos sensores e na comunicação sem fios nos permitiu desenvolver métodos inovadores para o monitoramento indireto da saúde de diferentes sistemas de engenharia," diz Gebrael.

"Isto criou um ambiente com uma grande abundância de dados que podem ser utilizados em processos de tomada de decisão ao longo de diferentes domínios de aplicação, como processos industriais, monitoramento de infra-estruturas, sistemas aviônicos, usinas geradoras de energia e muitas outras," conta ele.

Monitoração contínua de equipamentos

Como a vida útil e o tempo de operação antes da próxima manutenção são monitorados continuamente a partir dos dados coletados dos próprios equipamentos, o sistema permite que as paradas para manutenção sejam feitas na melhor base econômica possível, bem como permite a diminuição dos estoques de peças sobressalentes, já que as peças novas podem ser encomendadas no prazo correto para sua utilização efetiva.

Os sensores coletam principalmente dados de vibrações e emissões acústicas das partes móveis dos equipamentos, principalmente dos rolamentos e mancais. Depois de coletar dados de degradação de inúmeros componentes chave de vários equipamentos, o pesquisador construiu um modelo capaz de predizer com alta precisão a vida útil dos equipamentos a partir da comparação dos dados coletados pelos sensores com as informações de sua base de dados.

Depois de uma extensiva fase de experimentação e testes, os resultados mostram que o novo sistema é capaz de reduzir os custos totais de falhas em equipamentos em até 55%.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Sensores
  • Internet das Coisas
  • Robôs Industriais

Mais tópicos